A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Sergio Celio Klamt Unisc
  • Lilian Kelly Brizolla Isquierdo Gonçalves Unisc
  • Eduarda Oliveira

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Ensino, Pré-história, Ludicidade.

Resumo

O presente artigo traz os estudos teóricos, em que o material pedagógico foi desenvolvido, para tornar o ensino da Pré-história mais interativo e informal, por meio da aplicabilidade de atividades lúdicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Abordar-se-á a influência dos jogos no desenvolvimento de noções sobre Pré-história, tendo o lúdico como recurso pedagógico potencializador para aquisição de significado e fixação dos conhecimentos científicos. Partimos da percepção de como a sociedade está trocando os livros por tecnologia. A ideia principal é reinserir no dia a dia de educadores e educandos, materiais didáticos menos tecnológicos e mais palpáveis, podendo trabalhar com dinâmicas que cativem e instiguem a procura de conhecimento, como por exemplo, cartilhas e revistas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Celio Klamt, Unisc

Professor do Departamento de Matemática da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Arqueólogo Coordenador do Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas da UNISC.

Lilian Kelly Brizolla Isquierdo Gonçalves, Unisc

Bolsista de Revista Científica - Revista do CEPA da Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC. Acadêmica do curso de Pedagogia Licenciatura.

Eduarda Oliveira

Bolsista de Extensão no Projeto Conexão - Programa Unisc Escola da Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC. Acadêmica do curso de Matemática Licenciatura.

Downloads

Como Citar

Klamt, S. C., Gonçalves, L. K. B. I., & Oliveira, E. (2018). A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Do CEPA, 37(49). Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/cepa/article/view/12727

Edição

Seção

Artigos