A contribuição da prática do handebol no desempenho das habilidades motoras amplas de escolares

Mateus De Lucca, Ruy Jornada Krebs, Maria Helena da Silva Ramalho, João Otacílio Libardoni Santos, Glauber Carvalho Nobre, José Roberto Triches

Resumo


O presente estudo teve como objetivo investigar o papel da prática do handebol no desempenho de habilidades motoras amplas de escolares. Métodos: Participaram do estudo 26 crianças, com 10 anos de idade, sendo que 13 praticavam a modalidade de handebol mais as aulas de Educação Física e 13 participavam apenas das aulas de Educação Física. Para a avaliação do desempenho motor dos escolares foi o utilizado o TGMD-2 proposto por Ulrich. Na analise estatística foi utilizado o teste não paramétrico e na comparação entre os grupos foi utilizado U Mann-Whitney. Resultados: a maioria dos escolares que pratica o handebol apresentou desempenho considerado na Média nos escores de locomoção e controle de objetos enquanto que a maior parte do grupo que participou somente das aulas de educação física demonstrou desempenho abaixo da média e fraco nestas variáveis. Quando comparadas as habilidades motoras entre os grupos percebeu-se diferenças estatísticas nas habilidades de corrida (p<0,001), corrida lateral (p<0,001), rebater (p<0,001), receber (p<0,001) e arremesso por cima (p<0,003), para os escolares que praticam o handebol. Conclusão: os resultados deste estudo apontam para um papel positivo da prática do handebol para o desempenho de habilidades motoras amplas. Entretanto, aspectos fundamentais como a participação em atividades fora do contexto de prática do handebol, como também a disposição e o engajamento dessas crianças durante outras atividades, devem ser consideradas.

Palavras-chave


Escolares; Padrões Motores; Handebol

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/cinergis.v11i2.1721

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