A contribuição da prática do handebol no desempenho das habilidades motoras amplas de escolares

Autores

  • Mateus De Lucca
  • Ruy Jornada Krebs
  • Maria Helena da Silva Ramalho
  • João Otacílio Libardoni Santos
  • Glauber Carvalho Nobre
  • José Roberto Triches

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v11i2.1721

Palavras-chave:

Escolares, Padrões Motores, Handebol

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar o papel da prática do handebol no desempenho de habilidades motoras amplas de escolares. Métodos: Participaram do estudo 26 crianças, com 10 anos de idade, sendo que 13 praticavam a modalidade de handebol mais as aulas de Educação Física e 13 participavam apenas das aulas de Educação Física. Para a avaliação do desempenho motor dos escolares foi o utilizado o TGMD-2 proposto por Ulrich. Na analise estatística foi utilizado o teste não paramétrico e na comparação entre os grupos foi utilizado U Mann-Whitney. Resultados: a maioria dos escolares que pratica o handebol apresentou desempenho considerado na Média nos escores de locomoção e controle de objetos enquanto que a maior parte do grupo que participou somente das aulas de educação física demonstrou desempenho abaixo da média e fraco nestas variáveis. Quando comparadas as habilidades motoras entre os grupos percebeu-se diferenças estatísticas nas habilidades de corrida (p<0,001), corrida lateral (p<0,001), rebater (p<0,001), receber (p<0,001) e arremesso por cima (p<0,003), para os escolares que praticam o handebol. Conclusão: os resultados deste estudo apontam para um papel positivo da prática do handebol para o desempenho de habilidades motoras amplas. Entretanto, aspectos fundamentais como a participação em atividades fora do contexto de prática do handebol, como também a disposição e o engajamento dessas crianças durante outras atividades, devem ser consideradas.

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Publicado

2011-09-07

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL