Relações entre a prática pedagígica de professores e as proposições dos parâmetros curriculares nacionais

Autores

  • Aline Dal Lago
  • Daniel Marcon

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v13i2.2457

Palavras-chave:

Educação Física, Anos Inicias, Conteúdos, Prática Pedagógica, PCNs.

Resumo

Considerados referenciais orientadores do planejamento e da gestão da atuação docente dos professores, os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física (PCNs) orientam a abordagem dos jogos, dos esportes, das danças, das ginásticas e das lutas. Diante disso, o presente estudo buscou verificar como esses conteúdos se inserem nas práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. De cunho qualitativo, participaram desta pesquisa cinco professores de Educação Física de escolas públicas municipais de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de análise documental dos Projetos Político-pedagógicos e dos planos de estudos dos professores; entrevista com os professores; e observações de suas aulas. Os resultados demonstram como conteúdos predominantemente trabalhados as habilidades motoras e os jogos, bem como conteúdos de dimensão atitudinal, o que não contempla totalmente as proposições dos PCNs, que sugerem, também, a abordagem dos esportes, das danças, das ginásticas e das lutas.

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Publicado

2013-01-06

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL