Nível de satisfação com a formação e a trajetória de egressos de um curso de licenciatura em educação física da unicruz/rs

Autores

  • Maria Denise Justo Panda
  • Maritânia Knopf dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v14i2.3543

Palavras-chave:

Inserção profissional, Satisfação, Formação continuada

Resumo

Objetivo: passado mais de cinco anos da implantação do curso de licenciatura sob a resolução n.1/2002, torna-se extremamente importante avaliarmos, na perspectiva dos egressos, essa nova proposta que continua vigente, bem como o interesse dos mesmos na formação continuada seja para o bacharelado ou em programas de pós-graduação, para que a instituição possa atender as necessidades e os interesses de seus egressos. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter diagnóstico com o objetivo de determinar o nível de satisfação com a formação e a trajetória de egressos de um curso de licenciatura em Educação Física da região sul. Como instrumento, foi utilizado um questionário estruturado em duas partes, avaliação direta e indireta dos indicadores com perguntas abertas e fechadas. Resultados: os egressos consideraram o desempenho pessoal e da instituição de forma igual às outras instituições, tendo o grau de satisfação geral pela universidade em nível bom (76,47%). Para 47,05% dos sujeitos, as funções profissionais desempenhadas estão parcialmente relacionadas com o curso, e poucas não possuem nenhuma analogia (29,41% dos sujeitos). A maioria (70,58%) não está em formação continuada, mas 58,82% deseja cursar pós-graduação e 23,52% o curso de bacharelado. Considerações finais: não existe diferença no desempenho individual, e no desempenho da instituição comparado às outras instituições, estão satisfeitos e pretendem continuar estudando principalmente em cursos de pós-graduação.

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Publicado

2014-07-09

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL