As competições de basquetebol entre clubes porto alegrenses.

Autores

  • Paulo Renato Vicari Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Josiana Ayala Ledur Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v14i4.4293

Palavras-chave:

História do Esporte, Basquetebol, Clubes

Resumo

Objetivo: descrever como ocorreram as competições de basquetebol entre clubes na cidade de Porto Alegre, desde a primeira na década de 1920, até a década de 1950, quando o esporte consolida-se no cenário regional. Método: a coleta de informações foi realizada por meio da consulta a jornais porto-alegrenses, almanaques esportivos, catálogo da Revista do Globo e livros comemorativos dos clubes. Resultados: as fontes revelaram que, em Porto Alegre, as primeiras competições são datadas dos anos 1920. Se por um lado houve a multiplicação das competições devido à apropriação do basquetebol por vários clubes, por outro lado, a ocorrência das competições também resultou na incorporação do basquetebol pelos clubes, inclusive aqueles reconhecidos pela prática do futebol. Além das competições, a melhora na infraestrutura e o apoio da imprensa impulsionaram o desenvolvimento do basquetebol. A promulgação do Decreto-Lei nº 3.199 de 1941 e, na década seguinte, em 1952, a fundação da Federação Gaúcha de Basketball (FGB), imprimiram novo impulso ao basquetebol no Estado. Considerações finais: o estudo do caso do basquetebol contribui para evidenciar a influência cultural americana na cultura esportiva de Porto Alegre, marcadamente na década de 1940.

Biografia do Autor

Paulo Renato Vicari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); bolsista CAPES; integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME).

Josiana Ayala Ledur, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Educação Física pela ESEF/UFRGS. Aluna do curso de Especialização em Envelhecimento e Qualidade de Vida.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do curso de Licenciatura em Educação Física e do PPGCMH da ESEF/UFRGS. Tutora do PET Educação Física. Coordenadora do NEHME.

Downloads

Publicado

2014-08-06

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL