As competições de basquetebol entre clubes porto alegrenses.

Autores/as

  • Paulo Renato Vicari Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Josiana Ayala Ledur Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v14i4.4293

Palabras clave:

História do Esporte, Basquetebol, Clubes

Resumen

Objetivo: descrever como ocorreram as competições de basquetebol entre clubes na cidade de Porto Alegre, desde a primeira na década de 1920, até a década de 1950, quando o esporte consolida-se no cenário regional. Método: a coleta de informações foi realizada por meio da consulta a jornais porto-alegrenses, almanaques esportivos, catálogo da Revista do Globo e livros comemorativos dos clubes. Resultados: as fontes revelaram que, em Porto Alegre, as primeiras competições são datadas dos anos 1920. Se por um lado houve a multiplicação das competições devido à apropriação do basquetebol por vários clubes, por outro lado, a ocorrência das competições também resultou na incorporação do basquetebol pelos clubes, inclusive aqueles reconhecidos pela prática do futebol. Além das competições, a melhora na infraestrutura e o apoio da imprensa impulsionaram o desenvolvimento do basquetebol. A promulgação do Decreto-Lei nº 3.199 de 1941 e, na década seguinte, em 1952, a fundação da Federação Gaúcha de Basketball (FGB), imprimiram novo impulso ao basquetebol no Estado. Considerações finais: o estudo do caso do basquetebol contribui para evidenciar a influência cultural americana na cultura esportiva de Porto Alegre, marcadamente na década de 1940.

Biografía del autor/a

Paulo Renato Vicari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); bolsista CAPES; integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME).

Josiana Ayala Ledur, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Educação Física pela ESEF/UFRGS. Aluna do curso de Especialização em Envelhecimento e Qualidade de Vida.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do curso de Licenciatura em Educação Física e do PPGCMH da ESEF/UFRGS. Tutora do PET Educação Física. Coordenadora do NEHME.

##submission.downloads##

Publicado

2014-08-06

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL