O ensino de lutas nas aulas de Educação Física Escolar

Mauro Lúcio Mazini Filho, Michel Resende Simões, Gabriela Resende Venturini, Rafael Pedroza Savóia, Dihogo Gama Mattos, Felipe José Aidar, Saulo Paula Costa

Resumo


A prática das lutas apresenta valores que ajudam no desenvolvimento do cidadão, nas expressões corporais, nos movimentos, nas capacidades físicas envolvidas em sua prática, na moral e respeito entre os participantes, na promoção da saúde entre outros; sua realização se encaixa dentro dos conteúdos da educação física escolar. Todavia tal conteúdo não tem feito parte do cotidiano de muitas escolas. Objetivo: investigar se os professores de Educação Física do ensino fundamental da rede municipal da cidade de Cataguases, Minas Gerais conhecem e ministram o conteúdo lutas em suas aulas. Método: participaram deste estudo 18 professores de Educação Física que responderam a um questionário fechado contendo 8 questões específicas. Resultados e considerações finais: dos 18 profissionais entrevistados, 17 afirmaram que é possível trabalhar lutas na escola. 10 afirmaram ministrar lutas dentro de suas aulas de Educação Física e destes, 9 marcaram que trabalham o conteúdo de forma lúdica e apenas um recorre a ajuda de especialista. Quanto aos professores que afirmaram não aplicar o conteúdo, a maioria relata que a escola não tem condições físicas para isso. Entende-se que o conteúdo lutas vem sendo trabalhado de forma inadequada e muitas vezes nem é colocado em prática. São necessárias capacitações profissionais específicas nesta área de intervenção, associadas a estudos pertinentes à temática, que podem ser auxiliados pelo PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e CBC (Conteúdo Básico Comum), reforçando o ensino das lutas na Educação Física escolar.

Palavras-chave


Lutas; Educação Física Escolar; Ensino

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/cinergis.v15i4.5264

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