O ensino de lutas nas aulas de Educação Física Escolar

Authors

  • Mauro Lúcio Mazini Filho Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências do Desporto - Universidade Trás os Montes e Alto Douro - UTAD - Vila Real - Portugal
  • Michel Resende Simões Programa de Graduação das Faculades Sudamérica - Cataguases - Minas Gerais
  • Gabriela Resende Venturini
  • Rafael Pedroza Savóia Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências do Desporto - Universidade Trás os Montes e Alto Douro - UTAD - Vila Real - Portugal
  • Dihogo Gama Mattos
  • Felipe José Aidar Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências do Desporto - Universidade Trás os Montes e Alto Douro - UTAD - Vila Real - Portugal
  • Saulo Paula Costa Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências do Desporto - Universidade Trás os Montes e Alto Douro - UTAD - Vila Real - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v15i4.5264

Keywords:

Lutas, Educação Física Escolar, Ensino

Abstract

A prática das lutas apresenta valores que ajudam no desenvolvimento do cidadão, nas expressões corporais, nos movimentos, nas capacidades físicas envolvidas em sua prática, na moral e respeito entre os participantes, na promoção da saúde entre outros; sua realização se encaixa dentro dos conteúdos da educação física escolar. Todavia tal conteúdo não tem feito parte do cotidiano de muitas escolas. Objetivo: investigar se os professores de Educação Física do ensino fundamental da rede municipal da cidade de Cataguases, Minas Gerais conhecem e ministram o conteúdo lutas em suas aulas. Método: participaram deste estudo 18 professores de Educação Física que responderam a um questionário fechado contendo 8 questões específicas. Resultados e considerações finais: dos 18 profissionais entrevistados, 17 afirmaram que é possível trabalhar lutas na escola. 10 afirmaram ministrar lutas dentro de suas aulas de Educação Física e destes, 9 marcaram que trabalham o conteúdo de forma lúdica e apenas um recorre a ajuda de especialista. Quanto aos professores que afirmaram não aplicar o conteúdo, a maioria relata que a escola não tem condições físicas para isso. Entende-se que o conteúdo lutas vem sendo trabalhado de forma inadequada e muitas vezes nem é colocado em prática. São necessárias capacitações profissionais específicas nesta área de intervenção, associadas a estudos pertinentes à temática, que podem ser auxiliados pelo PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e CBC (Conteúdo Básico Comum), reforçando o ensino das lutas na Educação Física escolar.

Published

2014-12-30

Issue

Section

ARTIGO ORIGINAL