A produção de conhecimento acerca da pessoa surda na área da Educação Física

Autores

  • Vinícius Fin Universidade Federal do Rio Grande Sul
  • Eduardo Klein Carmona Universidade Federal do Rio Grande Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i3.6705

Palavras-chave:

Surdo, Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, Educação Física

Resumo

Os profissionais de Educação Física, nos dias de hoje, atuam em diversos espaços além da escola e do clube, atingindo diferentes grupos sociais. No que diz respeito ao aluno surdo, em especial, percebe-se uma grande dificuldade quanto à comunicação, visto que em muitas situações não é possível o contato visual entre o aluno e o professor. Além disso, percebe-se que a maioria dos professores não é fluente na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O objetivo da pesquisa é realizar uma revisão bibliográfica sobre a produção do conhecimento acerca da pessoa surda, no campo da Educação Física. Identificou-se que as temáticas recorrentes nas publicações foram atividades rítmicas e comunicação entre o aluno surdo e o professor/colega. Outros assuntos foram contemplados nos trabalhos acadêmicos analisados, contudo evidenciou-se uma carência de publicações na área da Educação Física sobre a pessoa surda.

Biografia do Autor

Vinícius Fin, Universidade Federal do Rio Grande Sul

Licenciado em Educação Física pela UFRGS.

Eduardo Klein Carmona, Universidade Federal do Rio Grande Sul

Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Mestre em Ciências do Movimento Humano. Licenciado e Bacharel em Educação Física pela UFRGS.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande Sul

Professora do curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS.

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Publicado

2015-12-10

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO