Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemática

Juliana Aparecida de Paula Schuller, Cléria Maria Lobo Bittar, Lilian Cristina Gomes do Nascimento, Maysa Venturoso Gongora Buckeridge Serra, Maria Georgina Marques Tonello

Resumo


Para que as aulas de educação física sejam efetivamente inclusivas, uma estratégia que vem sendo adotada por profissionais da área é a tutoria. Objetivo: realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre os efeitos da tutoria na inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física. Método: foi realizada uma busca de artigos nas bases Periódico da Capes e Web of Knowledge, com os termos: “Peer Tutoring e “Physical Education”. Foram incluídos artigos que tivessem a tutoria como estratégia usada na inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física, selecionando quatro artigos. Resultados: verificou-se que a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física pode não ser bem-sucedida, caso não haja uma assistência complementar oferecida aos alunos com deficiência nas atividades desenvolvidas. Considerações finais: o uso da tutoria de pares por tutores de mesma idade das pessoas com deficiência mostra-se uma valiosa estratégia para a inclusão, pois esta favorece positivamente interações entre os alunos.

Palavras-chave


Inclusão; Educação Especial; Direitos das pessoas com deficiência.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/cinergis.v17i3.8134

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