Tutoria nas aulas de Educação Física inclusiva: uma revisão sistemática

Autores/as

  • Juliana Aparecida de Paula Schuller
  • Cléria Maria Lobo Bittar
  • Lilian Cristina Gomes do Nascimento
  • Maysa Venturoso Gongora Buckeridge Serra
  • Maria Georgina Marques Tonello

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v17i3.8134

Palabras clave:

Inclusão, Educação Especial, Direitos das pessoas com deficiência.

Resumen

Para que as aulas de educação física sejam efetivamente inclusivas, uma estratégia que vem sendo adotada por profissionais da área é a tutoria. Objetivo: realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre os efeitos da tutoria na inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física. Método: foi realizada uma busca de artigos nas bases Periódico da Capes e Web of Knowledge, com os termos: “Peer Tutoring e “Physical Education”. Foram incluídos artigos que tivessem a tutoria como estratégia usada na inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física, selecionando quatro artigos. Resultados: verificou-se que a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física pode não ser bem-sucedida, caso não haja uma assistência complementar oferecida aos alunos com deficiência nas atividades desenvolvidas. Considerações finais: o uso da tutoria de pares por tutores de mesma idade das pessoas com deficiência mostra-se uma valiosa estratégia para a inclusão, pois esta favorece positivamente interações entre os alunos.

##submission.downloads##

Publicado

2016-09-30

Número

Sección

ARTIGO DE REVISÃO