O poder da vaidade e do autocuidado na qualidade de vida

Autores

  • Katiane Aparecida Soaigher
  • Fábio Ricardo Acencio
  • Diógenes Aparício Garcia Cortez

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v18i1.8218

Palavras-chave:

Estética, Promoção da Saúde, Indústria Cosmética, Autoimagem.

Resumo

Objetivo: realizar uma revisão da literatura sobre a influência da vaidade e do autocuidado para a qualidade de vida. Método: estudo de revisão em que as buscas foram realizadas nas bases de dados Scielo, Portal de Periódicos CAPES, LILACS, e Google Acadêmico. Foram selecionados artigos publicados entre 2010 e 2016, em periódicos nacionais e internacionais. As palavras chave utilizadas na pesquisa foram: estética; promoção da saúde; indústria cosmética; autoconceito; autoimagem; vaidade. Resultados: os artigos consultados mostraram que a aparência tem relação nos diversos aspectos do sucesso, poder humano, sendo a vaidade e autocuidado fatores importantes na construção da imagem. Considerações finais: devemos ser vistos não apenas como um corpo, mas como indivíduos providos de inteligência e sentimentos. Quando sabemos administrar nossa relação com a vaidade e autocuidado, preservando nossa saúde física e emocional, poderemos então ter um trunfo a mais no jogo das relações.

Downloads

Publicado

2016-10-18

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO