O processo de ensino e aprendizagem do esporte na escola na perspectiva dos professores de Educação Física

Marcelo José Taques, Silvia Christina de Oliveira Madrid

Resumo


Este artigo tem por desígnio apresentar um recorte da pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da UEPG/PR e do grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar e formação de professores – GEPEFE/CNPq. Objetivo: evidenciar alguns elementos básicos sobre os saberes e estratégias que os professores apresentam sobre o esporte e as ferramentas que podem ser adotadas com esse conhecimento, durante as aulas de Educação Física, nos anos finais do ensino fundamental. Método: a pesquisa é qualitativa com delineamento pautado na pesquisa de campo; utilizamos como instrumento para a coleta de dados o questionário aberto, destinado a todos os professores de Educação Física de duas instituições de ensino públicas estaduais do município de Guarapuava-PR. A técnica de análise de dados foi pautada na Análise de Conteúdo, a partir da delimitação da categorização, a qual foi desenvolvida a partir do agrupamento e da seleção das respostas que apresentavam semelhanças e significados relevantes para a reflexão da temática. Resultados: buscamos contribuir com reflexões, discussões e possíveis ações docentes para o ensino do esporte na escola, numa perspectiva pedagógica, bem como valorizar o processo de pesquisa que possibilitem novos estudos à luz do desenvolvimento do esporte no contexto escolar, uma vez que observamos que as práticas docentes são abordadas de diversas maneiras. Considerações finais: um processo de reflexão sobre as práticas pedagógicas vem sendo desenvolvido no contexto do ensino fundamental; dessa forma, torna-se necessário uma sistematização do conhecimento e uma análise criteriosa na organização das estratégias metodológicas que podem ser adotadas.

Palavras-chave


Esporte na escola; Estratégias de Ensino; Intervenção Docente.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17058/cinergis.v18i3.8917

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo