O processo de ensino e aprendizagem do esporte na escola na perspectiva dos professores de Educação Física

Autores

  • Marcelo José Taques Universidade Estadual de Ponta grossa
  • Silvia Christina de Oliveira Madrid Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v18i3.8917

Palavras-chave:

Esporte na escola, Estratégias de Ensino, Intervenção Docente.

Resumo

Este artigo tem por desígnio apresentar um recorte da pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da UEPG/PR e do grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar e formação de professores – GEPEFE/CNPq. Objetivo: evidenciar alguns elementos básicos sobre os saberes e estratégias que os professores apresentam sobre o esporte e as ferramentas que podem ser adotadas com esse conhecimento, durante as aulas de Educação Física, nos anos finais do ensino fundamental. Método: a pesquisa é qualitativa com delineamento pautado na pesquisa de campo; utilizamos como instrumento para a coleta de dados o questionário aberto, destinado a todos os professores de Educação Física de duas instituições de ensino públicas estaduais do município de Guarapuava-PR. A técnica de análise de dados foi pautada na Análise de Conteúdo, a partir da delimitação da categorização, a qual foi desenvolvida a partir do agrupamento e da seleção das respostas que apresentavam semelhanças e significados relevantes para a reflexão da temática. Resultados: buscamos contribuir com reflexões, discussões e possíveis ações docentes para o ensino do esporte na escola, numa perspectiva pedagógica, bem como valorizar o processo de pesquisa que possibilitem novos estudos à luz do desenvolvimento do esporte no contexto escolar, uma vez que observamos que as práticas docentes são abordadas de diversas maneiras. Considerações finais: um processo de reflexão sobre as práticas pedagógicas vem sendo desenvolvido no contexto do ensino fundamental; dessa forma, torna-se necessário uma sistematização do conhecimento e uma análise criteriosa na organização das estratégias metodológicas que podem ser adotadas.

Biografia do Autor

Marcelo José Taques, Universidade Estadual de Ponta grossa

Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Faculdade Guairacá (2007) e graduação em pedagogia pela Uninter (2017), pós - graduação em Educação Física escolar pela Faculdade Guairacá (2008), pós - graduação em Educação Especial: Atendimento às necessidades especiais no ESAP - UNIVALE (2009), pós-graduação em Gestão escolar pela ESAP - Univale (2010), pós-graduação em MBA - Gestão do ensino superior na Faculdade Guairacá (2016) e mestre em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Atualmente é aluno regular do programa de Doutorado em educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua como professor do quadro próprio do magistério na disciplina de Educação Física da Seed/Pr e como Docente da Faculdade Guairacá, no município de Guarapuava - Pr no departamento de Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase no conteúdo Esporte e Jogos, desenvolvendo ações nos seguintes temas: Pedagogia do esporte, Educação Física escolar, Formação e Intervenção Docente e metodologia do ensino da Educação Física e dos esportes.

Silvia Christina de Oliveira Madrid, Universidade Estadual de Ponta Grossa

É graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), é Mestre em Educação (UNIMEP), Doutora em Ciência da Atividade Física e do Esporte (UNILEON/ES), e Pós Doutora em Educação Física (UFSC), na área de Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física. Foi professora de Educação Física e técnica desportiva na Rede Pública Estadual de Ensino e na Rede particular de Ensino na cidade de Ponta Grossa/PR. É docente no Curso de Licenciatura em Educação Física (UEPG) e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado em Educação da UEPG/PR. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Formação de Professores - GEPEFE (UEPG/CNPq). Atua na área de Educação e Educação Física, principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação física escolar, esporte, educação infantil.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL