O processo de ensino e aprendizagem do esporte na escola na perspectiva dos professores de Educação Física

Autores/as

  • Marcelo José Taques Universidade Estadual de Ponta grossa
  • Silvia Christina de Oliveira Madrid Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v18i3.8917

Palabras clave:

Esporte na escola, Estratégias de Ensino, Intervenção Docente.

Resumen

Este artigo tem por desígnio apresentar um recorte da pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da UEPG/PR e do grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar e formação de professores – GEPEFE/CNPq. Objetivo: evidenciar alguns elementos básicos sobre os saberes e estratégias que os professores apresentam sobre o esporte e as ferramentas que podem ser adotadas com esse conhecimento, durante as aulas de Educação Física, nos anos finais do ensino fundamental. Método: a pesquisa é qualitativa com delineamento pautado na pesquisa de campo; utilizamos como instrumento para a coleta de dados o questionário aberto, destinado a todos os professores de Educação Física de duas instituições de ensino públicas estaduais do município de Guarapuava-PR. A técnica de análise de dados foi pautada na Análise de Conteúdo, a partir da delimitação da categorização, a qual foi desenvolvida a partir do agrupamento e da seleção das respostas que apresentavam semelhanças e significados relevantes para a reflexão da temática. Resultados: buscamos contribuir com reflexões, discussões e possíveis ações docentes para o ensino do esporte na escola, numa perspectiva pedagógica, bem como valorizar o processo de pesquisa que possibilitem novos estudos à luz do desenvolvimento do esporte no contexto escolar, uma vez que observamos que as práticas docentes são abordadas de diversas maneiras. Considerações finais: um processo de reflexão sobre as práticas pedagógicas vem sendo desenvolvido no contexto do ensino fundamental; dessa forma, torna-se necessário uma sistematização do conhecimento e uma análise criteriosa na organização das estratégias metodológicas que podem ser adotadas.

Biografía del autor/a

Marcelo José Taques, Universidade Estadual de Ponta grossa

Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Faculdade Guairacá (2007) e graduação em pedagogia pela Uninter (2017), pós - graduação em Educação Física escolar pela Faculdade Guairacá (2008), pós - graduação em Educação Especial: Atendimento às necessidades especiais no ESAP - UNIVALE (2009), pós-graduação em Gestão escolar pela ESAP - Univale (2010), pós-graduação em MBA - Gestão do ensino superior na Faculdade Guairacá (2016) e mestre em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Atualmente é aluno regular do programa de Doutorado em educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua como professor do quadro próprio do magistério na disciplina de Educação Física da Seed/Pr e como Docente da Faculdade Guairacá, no município de Guarapuava - Pr no departamento de Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase no conteúdo Esporte e Jogos, desenvolvendo ações nos seguintes temas: Pedagogia do esporte, Educação Física escolar, Formação e Intervenção Docente e metodologia do ensino da Educação Física e dos esportes.

Silvia Christina de Oliveira Madrid, Universidade Estadual de Ponta Grossa

É graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), é Mestre em Educação (UNIMEP), Doutora em Ciência da Atividade Física e do Esporte (UNILEON/ES), e Pós Doutora em Educação Física (UFSC), na área de Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física. Foi professora de Educação Física e técnica desportiva na Rede Pública Estadual de Ensino e na Rede particular de Ensino na cidade de Ponta Grossa/PR. É docente no Curso de Licenciatura em Educação Física (UEPG) e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado em Educação da UEPG/PR. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Formação de Professores - GEPEFE (UEPG/CNPq). Atua na área de Educação e Educação Física, principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação física escolar, esporte, educação infantil.

##submission.downloads##

Publicado

2017-06-30

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL