A promoção e a formação em saúde

Autores

  • Edna Linhares Garcia
  • Jerto Cardoso Silva

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v10i2.1155

Palavras-chave:

Promoção de saúde, Formação, Clínica Ampliada, Psicanálise.

Resumo

Este trabalho problematiza a formação de profissionais na área da saúde que tomam como perspectiva a promoção de saúde. Consideramos a necessidade de articulações teóricas advindas dos mais diferentes campos do saber, possibilitando a compreensão de processos de saúde numa perspectiva ampliada. Partimos da idéia de promoção da saúde como algo que envolve as condições de existência e de produção, e que deve estar intricada na construção conjunta de projetos que fortaleçam capacidades singulares e coletivas na criação de práxis de cuidado transversalisada pela qualidade de vida. Esta perspectiva exige que a formação transcenda a interdisciplinaridade para alcançar a construção de conhecimentos que incluam a compreensão dos processos de subjetivação, sobretudo equacionando as dimensões do desejo e do protagonismo dos estudantes, dos professores e da comunidade em geral na co-produção de práticas e políticas de saúde. Para sustentar esta abordagem na formação, lançamos mão dos constructos teóricos da Psicanálise e dos ensinamentos de Foucault, pois repercutem a condição política e ética como esteira de um processo de conscientização que tem nos movimentos de resistência a busca ativa de alternativas do viver.

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Publicado

2010-11-22

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL