Aspectos biomecânicos entre usuários da cadeira de rodas handcycle e convencional

Autores

  • Cesar Augusto Otero Vaghetti
  • Marina Arejano Mederiros
  • Lauro Roberto Witt

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v13i4.3091

Palavras-chave:

Ergonomia, Acessibilidade, Cadeirantes

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar os aspectos relacionados à eficiência biomecânica, acessibilidade e às lesões mais freqüentes entre usuários da Handcycle e da Cadeira de Rodas Convencional. Foi utilizada uma amostra de oito usuários escolhidos intencionalmente, sendo utilizado como instrumento de pesquisa um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Foram investigadas as características físicas dos indivíduos, eficiência biomecânica da Handcycle, vantagens e desvantagens desse tipo de cadeira, características da cadeira de rodas, problemas encontrados nas ruas e lesões mais comuns. Uma estatística descritiva foi utilizada, com média, desvio padrão e coeficiente de variação, para a caracterização da amostra investigada. Foi identificado um tempo médio de uso da Handcycle de seis horas para deslocamentos diários. A comparação entre Handcycle e Cadeira de Rodas Convencional, para os aspectos de eficiência biomecânica, estabilidade e facilidade de transpor obstáculos nas ruas e calçadas, utilizando uma escala verbal de cinco pontos, demonstrou uma grande vantagem para a Handcycle, já que em todos os índices a média foi superior a quatro, em relação à Cadeira de Rodas Convencional, que esteve sempre abaixo de três. Outro dado importante refere-se à não ocorrência de lesões com o uso da Handcycle em nenhum usuário pesquisado. Portanto conhecer aspectos relacionados à ergonomia das Handcycle pode contribuir para o desenvolvimento de novos implementos. O desenvolvimento da aptidão física proporciona uma melhora na qualidade de vida dos usuários de Handcycle, que em função dos benefícios da mesma podem também podem utilizá-la como instrumento de trabalho

Downloads

Publicado

2013-07-17

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL