Avaliação do desenvolvimento motor de escolares com três baterias motoras: EDM, MABC-2 e TGMD-2

Authors

  • Rozana Aparecida da Silveira Faculdade Avantis, Balneário Cambiriú-SC.
  • Fernando Luiz Cardoso CEFID/UDESC
  • Cícero Augusto de Souza

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v15i3.5003

Keywords:

Desenvolvimento motor, Escolares, Baterias Motoras, EDM, MABC-2, TGMD-2.

Abstract

Objetivo: o presente estudo visou avaliar o desempenho das habilidades motoras de crianças com 9 e 10 anos de idade. Método: consistiu em pesquisa qualiquantitativa, de campo, representativa embora não probabilística, descritiva correlacional com delineamento entre e intra participantes conforme os objetivos traçados. Foram avaliados 172 escolares, sendo 67 meninos e 105 meninas, regularmente matriculados. Totalizou 516 coletas, uma vez que cada criança foi avaliada pelas três baterias motoras. Resultados: na análise do desenvolvimento motor das crianças por meio da aplicação das baterias motoras, verificou-se que, segundo a EDM, em geral os participantes apresentaram déficit no desenvolvimento motor geral, com relação à idade cronológica, apresentando idade motora de 109 meses ou aproximadamente 9 anos e obtendo melhor desempenho em organização temporal e desempenho mais fraco em organização espacial, possivelmente em decorrência à dificuldade com a noção de direito-esquerdo. Os meninos apresentaram desempenho superior às meninas em todas as habilidades motoras, exceto em esquema corporal. De acordo com o MABC-2, os participantes classificaram-se na faixa “limítrofe” de desenvolvimento motor, apresentando melhores escores em equilíbrio e escores fracos em destreza manual. Considerações Finais: conforme a classificação do TGMD-2, as crianças obtiveram resultado médio nas habilidades de locomoção e abaixo da média nas habilidades de controle de objetos. Em relação às diferenças entre os sexos, os meninos, de um modo geral, obtiveram melhor desempenho do que as meninas nas três baterias motoras.

Author Biographies

Rozana Aparecida da Silveira, Faculdade Avantis, Balneário Cambiriú-SC.

Mestre em Ciências do Movimento Humano (CEFID/UDESC), Especialista em Dança, Licenciatura Plena em Educação Física, Docente da UNIFEBE e da Faculdade Avantis nas disciplinas de Didática da Educação Física, Educação Física Escolar, Desenvolvimento Humano e Atividades Rítmicas e Expressivas.

Fernando Luiz Cardoso, CEFID/UDESC

Doutor em Sexualidade, antropólogo e professor de Educação Física (CEFID/UDESC).

Published

2014-10-10

Issue

Section

ARTIGO ORIGINAL