Desempenho psicomotor de crianças de 05 a 06 anos de cemeis da cidade de Anápolis-GO

Autores

  • Gabriel Dutra de Jesus Siqueira UniEvangélica
  • Karine Maria Guedes UniEvangélica
  • Grassyara Pinho Tolentinho UniEvangélica
  • Iransé Oliveira Silva
  • Lúcia Coelho Garcia Pereira UniEvangélica
  • Patrícia Espíndola Mota Venâncio UniEvangélica

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i3.6547

Palavras-chave:

Educação Infantil, Psicomotricidade, Desenvolvimento Motor

Resumo

Objetivo: identificar o desempenho psicomotor de crianças frequentadoras de quatro CEMEIS de quatro regiões diferentes de Anápolis-GO, avaliando os componentes: coordenação motora, esquema corporal e lateralidade. Método: a amostra foi de 80 crianças de ambos os sexos, sendo 20 crianças de cinco a seis anos de idade. Foram aplicados os testes de coordenação motora global, esquema corporal e lateralidade, da bateria de testes de Oliveira. Resultados: em todos os CEMEIs as crianças apresentaram resultados cima do esperado para suas idades, com destaque para os alunos do CMEI II que obtiveram os níveis de 25,80% na coordenação motora global, 36,85% no esquema corporal, e 10,85, na lateralidade. Quando comparados os resultados entre os CEMEIs ficou constatado que CEMEI IV obteve desempenho melhor que os demais no elemento psicomotor lateralidade Considerações finais: pode-se concluir que as crianças de cinco a seis anos dos quatro CEMEIS analisados em Anápolis-GO apresentaram um bom nível psicomotor, obtendo classificação acima da idade delas em todos os elementos analisados: coordenação motora global, esquema corporal e lateralidade, com destaque para o componente lateralidade.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL