Influência da Educação Física Adaptada inclusiva no desenvolvimento global de uma criança com deficiências multiplas durante três anos

Authors

  • Beatriz Dittrich Schmitt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Angela Teresinha Zuchetto Universidade Federal de Santa Catarina
  • John Peter Nasser Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v17i1.7084

Keywords:

Criança com Deficiência, Educação Física, Desenvolvimento Infantil.

Abstract

Objetivo: analisar, durante três anos, as adequações necessárias, as interações sociais e o tempo de engajamento de uma criança com encefalopatia crônica não evolutiva e surdez profunda em aulas de Educação Física Adaptada (AMA/CDS/UFSC). Método: pesquisa longitudinal, em que as aulas foram filmadas e ocorreram em dois encontros semanais com uma hora de duração. Foram ministradas 149 aulas, durante os três anos, sendo seis selecionadas intencionalmente (duas por ano). Para coleta de dados, realizou-se registro cursivo através das filmagens, com especial atenção nas matrizes de análises: a) Tempos das aulas (total, transição, de atividades); b) Tempos de engajamento aluno (desperdício, fora de foco, engajamento); c) Adequações necessárias; d) Interações sociais. Realizou-se análise quantitativa e qualitativa. Resultados: os tempos das aulas variaram, ocorrendo 10 minutos de diferença entre as aulas, com maior e menor duração. As aulas com grandes períodos de transição reduziram o tempo reservado à realização das atividades. O tempo de engajamento do aluno também variou, pois as atividades propostas e o fornecimento de auxílio implicam seu engajamento. Já, as adequações englobam materiais adaptados ou auxílio pessoal, assim, os profissionais interagem a fim de auxiliá-lo e o aproximam dos seus colegas. Os pares o auxiliaram e motivaram, mas também demonstraram afeto, beijando-o segurando suas mãos. Considerações finais: ao longo dos três anos, observaram-se melhoras motoras e cognitivas. O aluno compreendeu dinâmica de atividades, a partir de repetição e observação. Também passou a expressar vontades com maior facilidade, apontando para pessoas/lugares e manuseando a cadeira de rodas sozinho.

Author Biographies

Beatriz Dittrich Schmitt, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Professora substituta nos cursos de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina

Angela Teresinha Zuchetto, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora nos cursos de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina

John Peter Nasser, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor nos cursos de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina

Published

2016-07-01

Issue

Section

ARTIGO ORIGINAL