Produção de conhecimento sobre autismo na escola: uma revisão sistemática na base Scielo
DOI:
https://doi.org/10.17058/cinergis.v17i1.7135Keywords:
Autismo, Escola, RevisãoAbstract
Objetivo: analisar a produção de artigos científicos sobre autismo nas escolas, disponibilizados na base de dados Scielo. Método: os descritores utilizados foram “autismo” combinado com “escola”. Os critérios de inclusão foram: artigos originais em língua portuguesa; artigos completos publicados em periódicos nacionais; pesquisas de campo no ambiente escolar; e, amostra composta por crianças com autismo. Os dados coletados versam sobre: a revista, o ano de publicação, os objetivos, as estratégias metodológicas e os principais resultados. A busca ocorreu em fevereiro de 2016. Resultados: foram encontrados 21 artigos, sendo que seis atenderam aos critérios de inclusão e foram selecionados para análise. As publicações ocorreram entre 2007 a 2015, nas Revistas: Psicopedagogia (n=02), Brasileira de Educação Especial (n=02), Educação e Pesquisa (n=01) e Psicologia: Teoria e Pesquisa (n=01). Os objetivos dos artigos variaram desde avaliação do perfil psicomotor e da competência social entre crianças típicas e atípicas, avaliação da funcionalidade de crianças com autismo, avaliação dos efeitos de programas de intervenção, verificação do preparo de professores de educação inclusiva e descrição do ensino de habilidades matemáticas. Quanto ao delineamento utilizado, há predomínio de pesquisas quantitativas (n=05). As pesquisas se caracterizaram como transversais (n=03) e longitudinais (n=03). Os participantes dos estudos foram indivíduos com autismo e seus pares sem deficiência, crianças sem diagnóstico concluído e professores. Considerações finais: os resultados demonstraram que programas de intervenção são benéficos para os indivíduos com autismo, quanto a psicomotricidade, cognição, linguagem, interações sociais e habilidades matemáticas (adição e subtração). As avaliações indicaram que os indivíduos com autismo têm melhores desempenhos em testes do que muitas vezes a literatura retratava.Downloads
Published
2016-07-01
Issue
Section
ARTIGO DE REVISÃO