Panorama dos conteúdos de esporte adaptado nos programas de Pós-Graduação strito sensu de Educação Física no Brasi

Authors

  • Eduardo Klein Carmona Universidade Federal do Rio Grande Sul
  • Rafaela Bertoldi Universidade Federal do Rio Grande Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande Sul
  • Marli Hatje Universidade Federa de Santa Maria
  • Luciana Erina Palma Universidade Federa de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v17i2.7515

Keywords:

Atividade Física Adaptada, Esporte Adaptado, Pessoas com Deficiência, Programas de Pós-Graduação

Abstract

Objetivo: apresentar um panorama dos conteúdos relativos à atividade física e ao esporte adaptado nos cursos de Pós-Graduação strito sensu, em Educação Física no Brasil. Método e Resultados: foram analisadas as informações que resultaram da avaliação dos PPGs disponibilizados pela CAPES e nos websites de cada curso no ano de 2013. Utilizaram-se as informações das áreas de concentração, linhas de pesquisa e disciplinas dos 29 PPGs na área de Educação Física existentes no Brasil. Destes, apenas o PPG da Unicamp apresenta uma área de concentração e duas linhas de pesquisa destinadas a promover estudos relacionados às pessoas com deficiência. A UNB oferece uma linha de pesquisa específica para estudos sobre pessoas com deficiência. Quanto às disciplinas, 11 cursos abordam a temática, sendo grande parte concentrados na UNICAMP. Considerações finais: os dados revelam que os conteúdos sobre atividade física adaptada e esporte adaptado ainda carecem de mais espaço na pós-graduação stricto sensu.

Author Biographies

Eduardo Klein Carmona, Universidade Federal do Rio Grande Sul

Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS.

Rafaela Bertoldi, Universidade Federal do Rio Grande Sul

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande Sul

Professora dos Cursos de Educação Física da UFRGS.

Marli Hatje, Universidade Federa de Santa Maria

Professora dos Cursos de Educação Física da UFSM.

Luciana Erina Palma, Universidade Federa de Santa Maria

Professora dos Cursos de Educação Física da UFSM.

Published

2016-08-16

Issue

Section

ARTIGO DE REVISÃO