Aptidão física de escolares com deficiência intetectual leve

Autores

  • Maria Denise Justo Panda UNICRUZ
  • Marilia Basilio Puglia UNICRUZ

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v17i2.7723

Palavras-chave:

Aptidão Física, Escolares, Deficiência Intelectual

Resumo

Atualmente, visualizamos muitas escolas com um trabalho significativo e contributivo para o processo de inclusão, com esforços direcionados para o desenvolvimento integral dos alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares e a educação física tem um papel importante nesse processo. Objetivo: avaliar a aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo dos escolares diagnosticados com deficiência Intelectual leve, de três escolas participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UNICRUZ/Educação Física. Método: foram sujeitos do estudo 21 escolares, com idades entre 7 e 15 anos. O instrumento utilizado foi o Manual de testes e avaliação PROESP-BR (Projeto Esporte Brasil). Resultados: as variáveis que avaliaram a saúde dos educandos desencadearam maior preocupação, pois mostraram que a maioria dos alunos das três escolas está na zona de risco, principalmente no IMC (índice de massa corporal), estando eles acima do seu peso ideal, ou seja, com sobrepeso e até casos de obesidade. Outro resultado preocupante foram os índices de flexibilidade que mostram problemas de mobilidade corporal. As variáveis relacionadas ao desempenho esportivo desses alunos não foram tão alarmantes, mas estão aquém do esperado. Considerações finais: os resultados do estudo foram socializados e ofereceram indicadores para um planejamento de atividades, de acordo com as reais necessidades dos alunos, levando em conta que as oficinas de educação psicomotora do PIBID/UNICRUZ/ Educação Física devem apresentar significância para todos os seus participantes.

Biografia do Autor

Maria Denise Justo Panda, UNICRUZ

Doutorado em Ciências da Educação pela UAA - Universidade Autônoma de Assunção, reconhecido pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina em 28/07/2010; Doutorado em Ciências da Educação pela UJAÉN - Universidade de Jaén- Espanha; Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina; Especialização em Pesquisa em Educação Física pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria; Graduação em Educação Física pela UNICRUZ - Universidade de Cruz Alta. Atualmente é professora na Universidade de Cruz Alta e Coordenadora do Curso de Educação Física. Tem experiência na área da Educação e Saúde, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Currículo, Formação de Professores, Diversidade Cultural, Aptidão Física e Saúde, Escolares.

Marilia Basilio Puglia, UNICRUZ

Acadêmica do Curso de Educação física - Licenciatura da Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, professora na Educação Infantil da rede municipal de ensino da cidade de Cruz Alta/RS.

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Publicado

2016-08-16

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL