Percepção da qualidade de vida de atletas femininas de voleibol escolar em diferentes categorias

Authors

  • Rodrigo Lara Rother UNIVATES
  • Suélen da Silveira Machado Silva

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v18i3.9145

Keywords:

Qualidade de Vida, Atletas, Adolescentes

Abstract

Objetivo: analisar os níveis de Qualidade de Vida (QV) percebidos por atletas de voleibol, de três categorias distintas, compará-los quanto às dimensões física, social, psicológica e ambiental e avaliar sua satisfação, quanto ao treinamento que tem realizado. Método: a amostra foi constituída de 36 atletas, do sexo feminino, com idade entre 13 a 17 anos. Para a análise da QV foi utilizado o questionário WHOQOL-bref e para a satisfação com treinamento jogos, descanso e desempenho foi utilizado o questionário esportivo. Os resultados foram tabulados e submetidos a análise estatística, obtendo-se médias, desvio padrão, Anova e Teste t, adotando uma significância de p<0,05. Resultados: apontam para escores de QV geral nos valores e 79,2 para o Mirim/sub13, 67 para o Infantil/sub15 e 75 para o Infanto Juvenil/sub17. A média geral apresentada pelas atletas participantes foi de 74 pontos, o que a literatura classifica como “Boa”. O domínio Social foi o que obteve maior pontuação (82, Muito Bom) e o domínio Psicológico menor (71, Bom). Considerações finais: a QV das atletas é considerada “Boa”, com escores altos em todas as categorias, evidenciando a Mirim/ sub13 como a melhor. Não houve alterações da QV das atletas relacionadas à carga de treinamento, mas sim ao aumento brusco originado na transição de uma categoria para outra.

Author Biography

Rodrigo Lara Rother, UNIVATES

Graduado em Educação Física pela Unisinos/São Leopoldo (2001), Pós graduado em Psicologia da Atividade Física e do Esporte pela Feevale/Novo Hamburgo (2003), Mestre em Ciências aplicadas a Atividade Física e ao Esporte pela UCO/Espanha (2005), Mestre em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates/Lajeado (2015) e doutorando em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates/Lajeado (em curso).

Published

2017-06-30

Issue

Section

ARTIGO ORIGINAL