O impacto da educação alimentar sobre o consumo de açúcar em alunos de escola pública da região metropolitana de Porto Alegre

Autores/as

  • Caroline Marques de Lima Cunha
  • Fernanda Miraglia

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v18i4.10436

Palabras clave:

Educação nutricional, Ingestão alimentar, Consumo de açúcar.

Resumen

Os programas de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar são fundamentais na criação, formação e modificação de hábitos alimentares de crianças e adolescentes. Objetivos: avaliar o impacto da educação alimentar sobre o consumo de açúcar na mudança de hábitos alimentares de alunos em escola pública de um município da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Método: os participantes foram avaliados antes e após a intervenção. Foram utilizados dois instrumentos: “Questionário Alimentar do Dia Anterior (QUADA-3) para escolares de seis a 11 anos” que avaliou os hábitos alimentares atuais e o “Questionário simplificado para avaliação em crianças do consumo de alimentos ricos em açúcar” para avaliação da ingestão de açúcar e bebidas açucaradas. Após, foram realizadas três oficinas educativas e interativas com intervalo de 15 dias cada. Resultados: os resultados mostraram-se estatisticamente significativos na redução do consumo de refrigerante (p<0,05), frituras (p<0,05) e salgadinhos (p<0,01), e no aumento da ingestão de frutas (p<0,01), carnes (p<0,05), pães e biscoitos (p<0,05), em refeições variadas. Também se encontrou diferença estatisticamente significativa na frequência de consumo diário de balas, pirulitos e chicletes, que passou de 17,6% para 43,1% (p<0,01). Considerações finais: concluiu-se que a intervenção foi válida, pois houve redução no consumo de açúcar entre os participantes, entretanto, estas atividades de educação alimentar devem ser realizadas de forma sistemática nas escolas, a fim de incentivar e reforçar hábitos de vida saudáveis através da escolha correta de alimentos.

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Publicado

2017-10-02

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL