Estudo comparativo da aptidão física entre crianças de escola pública e particular: uma visão regional

Authors

  • Luis Paulo Gomes Mascarenhas Universidade do Contestado
  • Alex Bisotto Ferreira Universidade do Contestado
  • Valderi de Abreu de Lima Universidade do Contestado
  • Marcos Tadeu Grzelczak Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v14i3.3884

Keywords:

Aptidão Física, Composição Comporal, Crianças.

Abstract

Objetivo: comparar a aptidão física dos escolares das redes municipal e particular de ensino. Método: a amostra foi constituída por 81 alunos da cidade de Lapa-PR, com idades entre sete e 10 anos (de ambos os sexos). Os testes para a avaliação da aptidão física seguirem os padrões do PROESP-BR; também foram realizadas medidas antropométricas de massa corporal e estatura para determinar o perfil nutricional, através do índice de massa corporal (IMC). Foi aplicado o teste t de student no comparativo entre a escola pública e particular e o teste de qui-quadrado para determinação de diferenciação no percentual de classificação, com nível de significância estabelecido em 5% (p<0,05). Resultados: observou-se que no IMC, a escola particular obteve um maior número de indivíduos com excesso de peso (53,4% contra 27,4%). No teste do quadrado e na corrida de 20 metros, os alunos da pública tiveram menor classificação em relação à particular, com 5,13±0,61 e 4,44±0,44 e 10,02±1,40 e 8,25±0,72 segundos, respectivamente. Considerações finais: nos testes de agilidade e velocidade, as crianças da escola particular tiveram um melhor desempenho; por outro lado, foram também as que apresentaram maior percentual de sobrepeso.

Author Biographies

Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Universidade do Contestado

Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Departamento de Educação Física.

Alex Bisotto Ferreira, Universidade do Contestado

Graduando em Educação Física.

Valderi de Abreu de Lima, Universidade do Contestado

Graduado em Educação Física

Marcos Tadeu Grzelczak, Universidade do Contestado

Departamento de Educação Física Mestrado do Programa de Desenvolvimento Regional.

Published

2014-07-29

Issue

Section

ARTIGO ORIGINAL