Meninos e meninas apresentam desempenho semelhante em habilidades motoras fundamentais de locomoção e controle de objeto?

Autores/as

  • Mariele Santayana de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Larissa Wagner Zanella Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paulo Felipe Ribeiro Bandeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Amanda Corrêa Ricardo da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Nadia Cristina Valentini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v15i4.5386

Palabras clave:

Criança, Gênero, Habilidades Motoras

Resumen

Objetivo: comparar as habilidades motoras fundamentais (locomoção e controle de objetos) em relação ao sexo. Método: o Test of Gross Motor Development Second Edition (TGMD-2) foi utilizado para investigar o desempenho motor de 55 meninos e 62 meninas, com idade de 6 e 7 anos da região Sul do Brasil. O Teste-t independente foi utilizado para as comparações. Resultados: meninos apresentaram escores no TGMD-2 significativamente superiores do que as meninas (p ≤ 0,001), mais especificamente com melhor desempenho nas habilidades de controle de objeto (p ≤ 0,001). Nas comparações por habilidade identificou-se a superioridade motora dos meninos nas habilidades de corrida (p = 0,024), salto horizontal (p = 0,022), rebatida (p < 0,001), chute (p < 0,001) e arremesso (p < 0,001). Meninas apresentaram melhores resultados somente na habilidade de galope (p = 0,009). Considerações finais: a superioridade de desempenho dos meninos evidência que oportunidades diferenciadas por gênero para prática motora podem estar sendo oferecidas para estas crianças. Nas práticas motoras nas escolas e ou clubes esportivos é essencial incluir todas as crianças sem distinção de gênero para promover a equidade no aprendizado de habilidades motoras.

Biografía del autor/a

Mariele Santayana de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Larissa Wagner Zanella, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Educação Física. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Ciências do Movimento Humana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Paulo Felipe Ribeiro Bandeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Educação Física. Mestrando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Amanda Corrêa Ricardo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Graduanda em Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nadia Cristina Valentini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre e Doutora em Health And Human Performance pela Auburn University, AU, Estados Unidos.

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Publicado

2014-12-30

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL