Avaliação dos idosos e a percepção dos profissionais quanto os riscos de quedas em uma instituição de longa permanência

Autores/as

  • Marilucia Vieira dos Santos UNIVATES
  • Simone Ely Weizenmann UNIVATES
  • Lydia Christmann Espindola Koetz UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i1.5491

Palabras clave:

Quedas, Idoso, Educação em Saúde, Fisioterapia.

Resumen

O processo de envelhecimento está relacionado com a diminuição do equilíbrio, dependência, medo de cair, institucionalização e quedas. Objetivo: avaliar o risco de quedas em idosos institucionalizados e identificar a percepção dos profissionais cuidadores quanto à prevenção de queda dos idosos na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Método: estudo de casos, descritivo e com abordagem quali-quantitativa. Participaram da pesquisa quatro idosos com 60 anos ou mais, institucionalizados, e quatro profissionais da saúde. Os dados foram coletados por meio de entrevista e aplicação da Escala de Equilíbrio de Berg com os idosos, análise ergonômica da ILPI e aplicação de um questionário com os profissionais. Resultados: o estudo mostrou que um idoso teve duas quedas no último ano na ILPI, e estes eventos restringiram a atividade de levantar-se sozinho por medo e insegurança, porém todos os idosos avaliados apresentaram risco de quedas. Ainda, verificou-se que a instituição não está adequada quanto aos aspectos ergonômicos, segundo as normas regulamentadoras. Os profissionais da ILPI apresentaram conhecimento sobre a saúde e cuidados com o idoso. Considerações finais: as alterações físicas dos idosos e as ergonômicas da ILPI avaliadas correspondem a risco de quedas. Apesar dos cuidadores apresentaram conhecimento sobre a saúde e prevenção de quedas do idoso e considerando importante a prática educativa, poucos profissionais demonstraram interesse em participar dos encontros propostos para apresentação e discussão dos resultados quanto ao risco de queda dos idosos.

Biografía del autor/a

Marilucia Vieira dos Santos, UNIVATES

Graduada em Fisioterapia - ULBRA Mestre em ciências biológicas: neurociências - UFRGS Docente da UNIVATES

Simone Ely Weizenmann, UNIVATES

Acadêmica do curso de Fisioterapia- UNIVATES

Lydia Christmann Espindola Koetz, UNIVATES

Graduada em Fisioterapia - UNIVATES Mestre em ambiente e desenvolvimento - UNIVATES Docente da UNIVATES

##submission.downloads##

Publicado

2015-07-09

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL