Atividade física relacionada ao estresse no trabalho dos profissionais da área da saúde mental

Autores/as

  • Bárbara Penha Verani Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Melissa de Carvalho Souza Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Silvia Rosane Parcias Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Thiago Sousa Matias Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i2.6278

Palabras clave:

Atividade Física, Estresse Ocupacional, Saúde Mental.

Resumen

Objetivo: investigar a atividade física relacionada ao estresse no trabalho, dos profissionais que atendem pacientes com transtornos mentais e dependentes químicos. Método: para uma amostra não probabilística de 170 profissionais, utilizou-se questionário autoaplicável. A estatística foi descritiva e inferencial. Resultados e Considerações Finais: status de peso, nível de formação e estrato econômico obtiveram diferenças entre os sexos (p<0,001; p=0,011; p=0,006). Houve correlação positiva entre caminhada e demanda controle e negativa com atividade física vigorosa. Não houve diferença entre os sexos quanto ao estresse. Atividade física parece não se relacionar com o estresse nesse momento, podendo haver a influência de variáveis não estudadas.

Biografía del autor/a

Bárbara Penha Verani, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Educação Física pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina

Melissa de Carvalho Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física e Mestrado em Ciências do Movimento Humano pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina - CEFID/UDESC. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC. Atua em projetos de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida.

Silvia Rosane Parcias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Psiquiatria, Neurologia y Neurociencias - Universidad de Zaragoza/Es-UNIZAR (2006). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina. Coordenadora do Grupo de pesquisa Atividade Física, Saúde e Gerontomotricidade (NASFIGE) do Laboratório de Desenvolvimento Humano LADEHU/UDESC-SC e Coordenadora do Laboratório de Anatomia do CEFID/UDESC-SC. Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL. Tem experiência na área da Saúde, com ênfase em Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas: motricidade humana, cognição, gerontomotricidade, transtornos mentais,dependência química e neuroanatomia.

Thiago Sousa Matias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Ciência do Movimento Humano, Licenciado em Educação Física e Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. As temáticas de doutoramento estão ligadas ao estilo de vida, comportamento de risco à saúde, participação em atividade física e esportiva e saúde mental de estudantes adolescentes da rede pública de Santa Catarina. Professor Assistente da Universidade do Estado de Santa Catarina, Pesquisador do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício - LAPE. É professor do curso de Educação Física da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Atua em linhas de pesquisa como: Educação Física Escolar, Atividade Física e Saúde, Psicologia do Esporte e do Exercício e Aprendizagem Motora

Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Motricidade Humana na área da Saúde e Condição Física na Faculdade de Motricidade Humana - FMH/UTL. Atualmente é professora adjunto do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC. Atua na área da Educação Física com ênfase em Atividade Física, Saúde, Qualidade de Vida e Dança.

##submission.downloads##

Publicado

2015-09-17

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL