Causas e implicações da imagem corporal em adolescentes: um estudo de revisão

Autores/as

  • Francisco Nataniel Macêdo Uchôa Mestrando em Ciências do Esporte pela Universidade Trás dos Montes e Alto Douro – UTAD, Portugal.
  • Romário Pinheiro Lustosa Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Maria Tatiana de Lima Rocha
  • Thiago Medeiros da Costa Daniele Doutorando em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará.
  • Ágata Cristina Marques Aranha Professora Associada com Agregação da UTAD (Departamento de Desporto) membro colaborador do CIDESD.

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i4.6936

Palabras clave:

Imagem corporal, Autoimagem, Insatisfação com a imagem corporal, Preocupação com a imagem.

Resumen

A preocupação com a aparência física é algo indispensável ao ser humano e é cada vez mais preponderante em nossa sociedade que, através de diversos meios, evidencia corpos esteticamente perfeitos. No decorrer dos últimos anos, houve uma crescente preocupação com a imagem corporal (IC). Como a maioria da população não se encaixa nos padrões que a mídia impõe, podem surgir distorções da IC. A imagem corporal configura-se como a figura mental que temos do nosso corpo, juntamente de como sentimos, de como queremos que ele seja. Objetivo: O objetivo da pesquisa foi realizar uma revisão de literatura sobre imagem corporal, identificando suas causas e implicações nos adolescentes. Método: A pesquisa realizada caracteriza-se como uma revisão de literatura. A busca dos artigos ocorreu nos meses de setembro a novembro de 2015, nas bases de dados eletrônicas Scielo, Medline, Pubmed, Scopus e Lilacs. Resultados: Foram encontrados 56 artigos, conforme os requisitos da pesquisa; foram utilizados 23 artigos para revisão. Considerações finais: A influência das relações sociais, na transformação da IC, exerce um papel fundamental na atual sociedade. O fator simbólico do corpo tornou-se fator fundamental de inserção social, especialmente entre os jovens.

Biografía del autor/a

Maria Tatiana de Lima Rocha

Mestrando em Ciências do Esporte pela Universidade Trás dos Montes e Alto Douro – UTAD, Portugal.

##submission.downloads##

Publicado

2015-10-01

Número

Sección

ARTIGO DE REVISÃO