Interdisciplinaridade e integração pesquisa, ensino e extensão na promoção da saúde: a comunicação social na saúde da comunidade e educação básica

Autores/as

  • Miria Suzana Burgos
  • Gabriela Maria Etges
  • Priscila Tatiana da Silva
  • Daniel Rocha
  • Samuel Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i4.6939

Palabras clave:

Promoção da Saúde, Interdisciplinaridade, Pesquisa, Extensão, Comunicação Social

Resumen

Objetivo: descrever o uso dos recursos de Comunicação Social pelos docentes, pesquisadores, mestrandos e mestres do programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), de parte das atividades de pesquisa, ensino e extensão, voltadas à saúde na comunidade e educação básica. Método: para a coleta de dados, foram revisados onze informativos e uma parcela dos projetos (10), sendo sete de pesquisa, dois de extensão e um de ensino, realizados pelos departamentos e programa, no período de 2010 a 2015. As informações coletadas foram analisadas com estatística descritiva, no programa SPSS v. 23.0. Resultados: constatou-se que a disseminação da produção do PPGPS ocorre, principalmente, através dos artigos científicos (n=283), informativos (n=11), vídeos documentários (n=9) e internet (site ou blog do programa) (n=17). Além disso, para cada projeto realizado pelo programa foi produzido, pelo menos, um documentário. Considerações finais: o PPGPS contou com produtos próprios, destinados a divulgar notícias, informações e produções científicas de projetos de mestrandos e professores do Programa. Identificou-se que o PPGPS faz uso de uma ampla variedade de recursos comunicacionais que possibilitam a socialização do conhecimento produzido pelo programa para um espectro maior, em rede de comunicação. Assim, a comunicação se estabelece em variados contextos sociais e geográficos próximos e distantes, oferecendo contribuições para educação continuada dos profissionais de saúde e professores da educação básica, possibilitando reflexões e dispositivos para a atuação profissional.

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Publicado

2015-10-01

Número

Sección

ARTIGO DE REVISÃO