Preocupação com a imagem corporal em discentes do curso de Educação Física

Autores/as

  • Otacélio Galber Mota Sousa Graduando do curso de Educação Física pela Faculdade da Grande Fortaleza – FGF.
  • Romário Pinheiro Lustosa Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Rosane de Almeida Andrade Mestra em Avaliação das Atividades Físicas e Desportivas pela Universidade Trás dos Montes e Alto Douro – UTAD, Portugal.
  • Natália Macedo Uchoa Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR.
  • Thiago Medeiros da Costa Daniele Doutorando em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará.
  • Francisco Nataniel Macedo Uchôa Mestre em Ciências do Esporte pela Universidade Trás dos Montes e Alto Douro – UTAD, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i5.7095

Palabras clave:

Imagem Corporal, Universitários, Educação Física

Resumen

A imagem corporal (IC) é a imagem que o indivíduo reproduz em sua mente, podendo variar por fatores psicológicos, dependendo do nível de preocupação com partes do corpo ou com o seu todo. A preocupação excessiva com a aparência poderá gerar distúrbios emocionais e incentivar a práticas prejudiciais à saúde para o alcance do corpo desejado. Objetivo: o objetivo dessa pesquisa foi investigar a satisfação com a IC em discentes do curso de licenciatura em Educação Física de uma instituição de ensino privada de Fortaleza – CE/Brasil. Método: trata se de uma pesquisa quantitativa, transversal e descritiva. Analisando o nível de preocupação com imagem corporal de 100 universitários, por meio da aplicação do questionário validado BSQ (Body Shape Questionare), que é composto por 34 questões, as quais qualificam os entrevistados em nenhum, leve, moderada e grave preocupação com o próprio corpo. A tabulação de dados foi realizada no Microsoft Excel 2010. Resultados: os resultados mostraram que a maioria dos entrevistados (74%) não tem nenhuma preocupação com sua atual forma física, demonstrando estarem altamente satisfeitos com o seu corpo. O público feminino demonstrou maior preocupação com a IC do que os homens, mesmo assim a maioria (60%) foi qualificada com nenhuma preocupação com a IC. Considerações finais: ao final dessa pesquisa, podemos concluir que a maioria dos universitários do curso de Educação Física está satisfeitos com o seu corpo, por não demonstrarem preocupação excessiva.

##submission.downloads##

Publicado

2015-10-01

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL