A Educação Especial no Ceará: um estudo da evolução dos indicadores entre 2005 e 2014

Autores

  • Alexandre Dido Balbinot

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v17i1.7147

Palavras-chave:

Educação especial, Necessidades educacionais especiais, Inclusão escolar, Ceará/Brasil.

Resumo

O cenário da educação especial tem sofrido importantes modificações, principalmente na última década, sendo assim necessária a análise da evolução deste processo. Objetivo: analisar a evolução da educação especial e da inclusão de portadores de necessidades especiais entre 2005 e 2014 no Estado do Ceará/ Brasil. Método: estudo de caráter ecológico com uso de dados provenientes dos Censos Educacionais. A análise foi realizada no programa Stata 11.0 e empregou-se: Correlação de Spearman, Regressão de Poisson robusta. O nível de significância empregado foi de p<0,05 e Intervalo de Confiança de 95%. Resultados: analisou-se 25.591.084 matriculas da educação básica, sendo 268.266 da educação especial. As escolas exclusivamente especializadas representaram 16,04% das matrículas da educação especial e em média, foram 4.303,3 (DP= 2517,47) matrículas anuais. As classes especiais representaram 8,02% das matrículas com média anual de 2.151,8 (DP= 1.162,53). Já as classes comuns do ensino regular contemplaram 75,93% das matrículas e foram em média 20.367,5 (DP= 10.427,4) matrículas anuais. Observou-se redução nas matrículas da educação básica em 3% e aumento na educação especial em 9%. Para as escolas exclusivamente especializadas houve redução de 18% (20% em privadas e 11% em públicas). As classes especiais apresentaram redução de 15%, idêntico as instituições públicas. A educação privada não apresentou modificação significativa (p=0,129). As classes comuns apresentaram aumento de 19% (13% na rede pública e 11% na privada). Considerações finais: a educação no Estado do Ceará está passando por um processo de modificação no seu paradigma de atendimento corroborando com o que é preconizado internacionalmente. Todavia, ainda há uma demanda reprimida de atendimento.

Biografia do Autor

Alexandre Dido Balbinot

Mestre em Saúde Coletiva (UNISINOS), Especialista em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Mental Coletiva (RIS/ESP/HPSP), Especialista em Avaliação e Prescrição de Treinamento Físico Personalizado com ênfase em Rendimento e Saúde Coletiva (ESEF/UFRGS), Professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) (CACHOEIRINHA/RS).

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Publicado

2016-07-01

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO