Qualidade de vida e sobrecarga: perfil dos cuidadores de idosos com doença de Alzheimer

Autores/as

  • Emilene da silva Araujo Centro Universitário Franciscano
  • Laís Rodrigues Gerzson Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Lilian Oliveira De Oliveira Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v17i1.7318

Palabras clave:

Cuidadores, Qualidade de vida, Doença de Alzheimer, Fisioterapia, Sobrecarga do Cuidador.

Resumen

Objetivo: buscou-se, através de uma análise do perfil do cuidador de pessoas com Doença de Alzheimer, fatores que possam influenciar na sobrecarga e em sua qualidade de vida. Método: trata-se de um estudo transversal, do tipo quantitativo, composto por doze cuidadores de pessoas com diagnóstico da Doença de Alzheimer, os quais foram recrutados através do cadastrado no grupo Assistência Multidisciplinar Integrada aos Cuidadores dos Portadores da Doença de Alzheimer (AMICA), de Santa Maria, Rio Grande do Sul. O estudo utilizou três instrumentos para coleta de dados baseados numa entrevista estruturada, que foi executada pela pesquisadora, sendo uma ficha de caracterização do cuidador, a entrevista de Zarit de sobrecarga do cuidador e o questionário de qualidade de vida (versão cuidador). Resultados: dos doze cuidadores entrevistados, observou-se que 10 eram do sexo feminino, sendo 6 filhas e 10 residiam juntamente com os idosos. Verificou-se que, em relação à qualidade de vida, 9 dos cuidadores relataram que a vida, em geral, estava boa e 9 apresentaram sobrecarga moderada. Considerações finais: através do estudo, é perceptível a importância de políticas públicas aos cuidadores de pessoas com diagnóstico da Doença de Alzheimer, para que os mesmos possam exercer suas funções com menos sobrecarga e com qualidade de vida.

Biografía del autor/a

Emilene da silva Araujo, Centro Universitário Franciscano

Acadêmica do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS, Brasil.

Laís Rodrigues Gerzson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fisioterapeuta, Mestranda em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Lilian Oliveira De Oliveira, Centro Universitário Franciscano

Fisioterapeuta, Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS), Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS, Brasil.

##submission.downloads##

Publicado

2016-07-01

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL