Solidariedade intergeracional: perspectivas e representações

Autores/as

  • Maria da Luz Leite Cabral
  • Regiane da Silva Macuch

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v18i1.8393

Palabras clave:

Solidariedade, Educação Intergeracional, Preconceito, Idadismo.

Resumen

As mudanças demográficas, o envelhecimento populacional e a complexidade dos fenômenos sociais na contemporaneidade anunciam o distanciamento entre diferentes grupos etários. Objetivo: descristalizar preconceitos face à idade (idadismo) na sensibilização de maior solidariedade e convivências/interações entre gerações. Método: no percurso da intervenção comunitária, para entender o impacto de um Encontro no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações (AEEASE), validado a partir de quatro grupos (2 grupos de idosas e 2 grupos de jovens) num total de 100 intervenientes. A amostra foi constituída por dois grupos de 25 pessoas idosas; um que participou no encontro e outro que não participou e outros dois grupos de 25 jovens distribuídos de igual modo; todos da região do Porto, Portugal. Neste artigo, pretende-se refletir sobre a pertinência destes encontros na promoção da educação intergeracional impulsionadora de solidariedades e cidadania participativa. Partiu-se da aplicação de um questionário aos participantes e não participantes do Encontro. Resultados: os dados sugerem menor concordância no item do suicídio entre aqueles que participaram no encontro e proporcionalmente níveis mais elevados de concordância no item do idadismo. É de salientar o item do preconceito, em relação aos jovens, expresso no grupo das pessoas idosas, entusiasmado pela forma eloquente como a Coordenadora do encontro AEEASE falou a favor das pessoas idosas. Considerações finais: em suma, particularmente para as pessoas idosas, esta intervenção terá de ser alargada e sustentada no tempo e baseada no diálogo simétrico, para contribuir na desconstrução de estereótipos em relação aos jovens.

##submission.downloads##

Publicado

2016-10-18

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL