Análise de indicadores de evolução da educação especial no estado do Espírito Santo entre 2005 e 2013

Autores/as

  • Alexandre Dido Balbinot

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v18i4.9627

Palabras clave:

Educação especial, Necessidades educacionais especiais, Inclusão escolar, Espírito Santo/Brasil.

Resumen

Objetivo: analisar, através das matrículas na educação básica e na Educação Especial, a evolução do processo de inclusão de portadores de necessidades educacionais especiais na educação do Estado do Espírito Santo. Método: estudo do tipo ecológico, que utilizou dados secundários, oriundos dos Censos Educacionais. Foram incluídas, no estudo, as matrículas entre 2005 e 2013 realizadas em estabelecimentos de educação do Estado do Espírito Santo - Brasil. Foram analisadas 8.397.364 matrículas da educação básica, sendo 143.927 da Educação Especial. Resultados: foi evidenciada retração de 1% nas matrículas da educação básica, entretanto não houve variação nas matrículas da Educação Especial. Referente às modalidades de atendimento, observou-se redução nas matrículas para escola exclusivamente especializada em 30%, enquanto que para o atendimento em classe comum com atendimento educacional especializado (AEE), houve aumento de 16%. Considerações finais: a Educação Especial no Estado do Espírito Santo apresentou mudança em seu paradigma de atendimento sendo evidente a evolução em consonância com os ideais preconizados pela Declaração de Salamanca e dos direitos garantidos pela legislação vigente.

Biografía del autor/a

Alexandre Dido Balbinot

Mestre em Saúde Coletiva (UNISINOS), Especialista em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Mental Coletiva (RIS/ESP/HPSP), Especialista em Avaliação e Prescrição de Treinamento Físico Personalizado com ênfase em Rendimento e Saúde Coletiva (ESEF/UFRGS), Educador Físico (UNISINOS), Professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) (CACHOEIRINHA/RS).

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Publicado

2017-10-02

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL