Análise cinemática da estratégia de corrida de crianças em idade escolar na prova de 50 metros

Autores

  • Matias Noll Professor do Instituto Federal Goiano.
  • Cláudia Tarragô Candotti UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v15i2.4835

Palavras-chave:

Corrida, Cinemática, Escolares.

Resumo

Objetivo: avaliar a cinemática da corrida durante a prova de 50 metros de 28 escolares do ensino fundamental. Método: para a avaliação cinemática foram realizadas filmagens no plano sagital, durante a corrida ao longo de todo percurso da prova de 50 metros. Foi mensurado o tempo total do percurso e a cada 5 metros, o comprimento da passada e foram calculadas a frequência de passos e a velocidade. Resultados e considerações finais: não houve diferença na quantidade de passos (p=0,417) e no comprimento da passada (p=0,868) durante os 50 metros entre os sexos. Entretanto, para as variáveis tempo e frequência de passos, verificou-se diferença entre os sexos (p=0,001), sendo que os meninos realizaram a prova em menor tempo e maior frequência de passos que as meninas.

Biografia do Autor

Matias Noll, Professor do Instituto Federal Goiano.

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Instituto Federal Goiano.

Cláudia Tarragô Candotti, UFRGS

Doutora em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL