Programa de intervenção com exercícios físicos melhora indicadores de aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho motor em escolares com sobrepeso e obesidade

Autores

  • Kelin Cristina Marques Graduada em Educação Física-Licenciatura pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.
  • Priscila Tatiana da Silva Acadêmica do Curso de Educação Física da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.
  • Debora Tornquist Mestranda em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.
  • Rodrigo Muradás Docente do Departamento de Educação Física e Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.
  • Natalí Lippert Schwanke Mestranda em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.
  • Leandro Tibiriçá Burgos Docente do Departamento de Educação Física e Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.
  • Miria Suzana Burgos Docente do Departamento de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v15i3.5540

Palavras-chave:

Sobrepeso, Obesidade, Aptidão Física, Criança, Adolescente

Resumo

Objetivo: verificar se um programa de intervenção, com exercícios físicos, melhora os indicadores de aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho motor em escolares com sobrepeso e obesidade. Método: estudo quase-experimental composto por um programa de intervenção interdisciplinar com exercícios físicos, orientação nutricional, postural e bucal. A amostra foi composta por 20 escolares do grupo experimental e 19 do grupo controle, de ambos os sexos, com idades entre 7 a 16 anos. As avaliações (pré e pós-teste) foram realizadas através de protocolos do PROESP-BR. O programa de intervenção, com exercícios físicos, teve a duração de 16 semanas consecutivas, com frequência de três vezes por semana e com 60 minutos cada sessão. Foi utilizado o programa SPSS v. 20.0 para a análise estatística dos dados. Resultados e considerações finais: em relação à aptidão física relacionada ao desempenho motor dos escolares, o grupo experimental apresentou melhora significativa para força de membros inferiores (p=0,009) e para agilidade (p=0,001). Para os indicadores de saúde relacionados à saúde, observa-se que o grupo experimental melhorou significativamente a flexibilidade (p=0,008). Dessa forma, ressalta-se a importância da implementação de programas com exercícios físicos na infância e adolescência, com o intuito de melhorar os indicadores de aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho motor e evitar agravos precoces à saúde.

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Publicado

2014-10-10

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL