Campeonato Mundial de Espada Feminina 2013: uma abordagem estatística sobre o match e o tempo cronometrado para a consecução de um toque

Autores

  • Tiago Magalhães França Silva
  • Marcos Daniel Motta Drummond

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i3.6291

Palavras-chave:

Esgrima, Espada Feminina, Mundial Esgrima 2013, Match Espada.

Resumo

Objetivo: buscar dados para orientações quanto ao treinamento físico e tático da Espada, através de uma análise estatística de matches eliminatórios do Campeonato Mundial de Espada Feminina da FIE de 2013. Método: verificou-se a média, em cada match, do tempo cronometrado para a consecução de um toque. A população apresentada foram os 31 últimos matches da referida competição, analisando as 32 melhores colocadas. Resultados e considerações finais: constatou-se que a média geral é de 18,065s, com intervalo médio de 9,333s entre o toque e a retomada do combate. No entanto, analisando os períodos, separadamente, verificou-se que o tempo para o toque é variável e diminui de acordo com a proximidade do fim do match.

Biografia do Autor

Tiago Magalhães França Silva

Especialista em Esgrima- Curso de Mestre D’Armas- Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) Especialista em Ciências Militares- Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) Graduado em Educação Física- Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) Graduado em Ciências Militares- Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) Treinador Avançado de Esgrima- Federação Internacional de Esgrima (FIE)

Downloads

Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL