Percepção do bem-estar e da qualidade de vida em acadêmicos do curso de Educação Física

Autores

  • Francisco Edson Da Silva Ferreira Filho Faculdade da Grande Fortaleza - FGF
  • Romário Pinheiro Lustosa Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Thiago Medeiros da Costa Daniele Doutorando na Universidade Federal do Ceará
  • Ariane Teixeira Dos Santos Mestranda em Ciências Farmacêuticas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Natália Macedo Uchôa Graduada em Fisioterapia na UNIFOR
  • Francisco Nataniel Macedo Uchôa Docente da FGF e Mestre em Ciências do Desporto - UTAD

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v17i1.7358

Palavras-chave:

Perfil de acadêmicos da Educação Física, Qualidade de vida, Saúde

Resumo

Objetivo: o presente estudo teve como objetivo analisar o perfil de estilo de vida de acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física em uma Instituição particular de ensino superior. Metodos: foram avaliados 100 acadêmicos de ambos os sexos, através do questionário Pentáculo do Bem-Estar. Resultados e discussão: pôde ser constatada a presença de afirmações que declararam comportamentos com predominância de índices positivos em todos os itens, muito embora, também tenham sido encontrados alguns índices considerados regulares e para o resultado positivo do grupo, não prevaleceu em nenhum componente o índice negativo. Portanto, sugere-se que o perfil do estilo de vida dos acadêmicos investigados está, mesmo com poucas ressalvas, referente há alguns poucos índices regulares, em conformidade com o que preconiza a literatura, já que obtiveram a prevalência de índices positivos em todos os componentes. Considerações finais: diante do que foi tratado neste trabalho, sugere-se ao público alvo que adote meios para estarem sempre em busca do índice de estilo de vida positivo, assim como, a Instituição onde foi realizada a pesquisa, a realização de ações de conscientização e de incentivo para uma melhora do estilo de vida de seus acadêmicos.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL