Infuências da mídia e das relações sociais na obesidade de escolares e a Educação Física como ferramenta de prevenção

Autores

  • Renan Carlos Teixeira Universidade Trás-os-Montes e Alto D'ouro - UTAD http://orcid.org/0000-0001-9034-3450
  • Saulo de Paula Costa
  • Gabriela Venturini Oliveira
  • Flávio Napoleão Candido
  • Leonardo Medeiros Rafael
  • Mauro Lúcio Mazini Filho

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v17i2.7484

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Obesidade Infantil, Mídia.

Resumo

A obesidade nada mais é que o acúmulo excessivo de gordura no organismo, que pode levar a comprometimentos de saúde. Nos últimos 20 anos, o excesso de gordura na população infantil aumentou drasticamente, devido a maus hábitos alimentares, por influência de mídias e das relações sociais na qual a criança está inserida. Objetivo: verificar as influências do estilo de vida, relações sociais e da mídia na obesidade infantil e entender como as aulas de Educação Física podem auxiliar na sua prevenção. Método: este estudo constitui-se de uma revisão da literatura, realizada entre abril e julho de 2015, alicerçada por livros presentes na Biblioteca das Faculdades Sudamérica e por artigos científicos selecionados através de busca no banco de dados dos periódicos capes, Scielo, Bireme e Pubmed. Resultados: foram selecionados 111 artigos na busca das palavras chaves, e posteriormente selecionado 51 que atendiam ao interesse da pesquisa. Considerações finais: de acordo com a maioria das pesquisas estudadas, apenas duas aulas de 50 minutos por semana, o professor de Educação Física não consegue combater a obesidade, mas consegue com uma importante contribuição da mídia, conscientizar esses alunos a respeito de hábitos alimentares saudáveis e práticas regulares de atividades físicas, contribuindo assim para a diminuição dos quadros de obesidade infantil registrados atualmente.

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Publicado

2016-08-16

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO