Oficinas de artes visuais: empoderamento e desenvolvimento de habilidades sociais para adolescentes em situação de risco social

Autores/as

  • Berliete Bolzani Universidade de Franca
  • Maria Georgina Marques Tonello Universidade de Franca
  • Cléria Maria Lobo Bittar Universidade de Franca

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v17i3.7759

Palabras clave:

Educação, Promoção da Saúde, Artes Visuais, Adolescentes em risco social.

Resumen

Objetivo: desenvolver oficinas de artes visuais com adolescentes em situação de risco social, com ênfase na intervenção grupal, visando a criação de um espaço de troca de experiências, aproximação social e desenvolvimento de habilidades sociais, além de conhecer suas percepções sobre os trabalhos realizados nas oficinas. Método: estudo de natureza qualitativa, observacional e participante. Foram realizadas 30 oficinas uma vez por semana com um grupo de 18 adolescentes, de 11 a 15 anos, de ambos os sexos, assistidos por uma ONG. As atividades foram registradas em diário de campo, bem como os relatos, comentários, percepções e comportamento dos adolescentes, sobre as atividades realizadas e a impressão que estas lhes causavam. A transcrição destes relatos foi feita posteriormente, mantendo-se a fala original. Resultados: após a realização das oficinas, os adolescentes foram capazes de perceberem a si mesmos com mais assertividade, melhoraram sua autopercepção, foram capazes de identificar suas necessidades, seus limites e terem discernimento sobre o que podiam ou não fazer. Demonstraram maior interesse nos cuidados consigo e com sua aparência pessoal, além de terem modificado sua percepção em relação ao outro. Considerações finais: as oficinas proporcionaram melhora das habilidades sociais, no empoderamento, na autoestima, auxiliando-os a lidarem melhor com as situações do cotidiano. Trata-se de uma estratégia que está em consonância com os princípios da Promoção da Saúde, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde.

Biografía del autor/a

Berliete Bolzani, Universidade de Franca

Docente do curso de Artes Visuais da Universidade de Franca.

Maria Georgina Marques Tonello, Universidade de Franca

Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Franca.

Cléria Maria Lobo Bittar, Universidade de Franca

Docente do curso de Psicologia e do Programa de Pós graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Franca.

##submission.downloads##

Publicado

2016-09-30

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL