O empoderamento dos pais na educação e nos cuidados dos filhos: contribuições teóricas

Autores

  • Sérgio Murilo Ferreira
  • Flávia Cristina Busch Boregas
  • Bruna Rafaele Milhorini Greinert
  • Diógenes Aparício Garcia Cortez
  • Rute Grossi Milani

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v17i3.8060

Palavras-chave:

Empoderamento, Vinculação Familiar, Psicanálise, Promoção da saúde.

Resumo

termo empoderamento remete a uma gama de ações, é um termo plurifacetado, processo dinâmico. O empoderamento dos pais ocorre quando estes se percebem como detentores de recursos para educar e exercer suas funções de proteção e promoção ao desenvolvimento saudável dos filhos, porém a tarefa de educar é complexa e requer aprendizado, envolve desafios que podem conduzir a práticas pouco eficazes. Objetivo: compreender o processo de empoderamento dos pais na educação e nos cuidados dos filhos. Método: o estudo foi realizado com base em revisão bibliográfica realizada por meio de buscas eletrônicas nos bancos de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Pepsic e em livros especializados, visando verificar as contribuições teóricas, principalmente as psicanalíticas, sobre o tema. Resutados: foi possível constatar a existência de uma relação entre educação e saúde, especialmente no que tange aos cuidados iniciais e desenvolvimentais destinados às crianças, oriundos dos pais ou cuidadores. Considerações Finais: o empoderamento nos cuidados dos filhos, nos processos educacionais, disciplinares e vinculares possibilita a promoção da saúde ao desenvolver aspectos relativos à empatia, autoestima, consciência moral e ética. A criança necessita e busca em seus pais parâmetros norteadores representativos de leis, normas e, consequentemente, referências.

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Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO