A produção de sentidos sobre a inclusão na pesquisa acadêmica em psicologia e educação
DOI:
https://doi.org/10.17058/rjp.v8i1.11834Palavras-chave:
Inclusão. Psicologia. Educação. Discurso.Resumo
O presente trabalho aborda a inclusão como uma construção social que se disseminou de forma a se enraizar como valor “universal”. Para analisar o discurso da inclusão, tomou-se como objeto as teses e dissertações do site Domínio Público. Através da busca pelo termo “inclusão” nas ferramentas de busca do site, após um “filtro de sentido”, chegou-se ao total de 723 resultados, que foram organizados de acordo com a tabela de áreas do conhecimento do CNPq. Embora tenham sido encontrados resultados em todas as áreas principais, a maior concentração se deu em Educação (43,4%) e Psicologia (8,9%). Voltando o foco para estas, a análise baseou-se no título, resumo e nas palavras-chave dos trabalhos, a fim de pensar os eixos adjetivação (adjetivos que aparecem vinculados à inclusão) e público (a quem se dirige a inclusão). Em “público”, apesar da aparente concentração em torno da deficiência/necessidades educativas especiais (70% dos resultados), a grande variedade de sujeitos agrupados nessa categoria demonstra também um alargamento dos “limites” da inclusão. Por fim, a semelhança dos resultados das áreas de Educação e Psicologia indica um direcionamento da pesquisa sobre inclusão, de modo que o entendimento de diferentes áreas parece coincidir em linhas gerais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-07-02
Como Citar
Granata, B. C., Cappellari, A., Couto, C. da R., Löbler, G. N., dos Santos, T. M., & Hillesheim, B. (2018). A produção de sentidos sobre a inclusão na pesquisa acadêmica em psicologia e educação. Revista Jovens Pesquisadores, 8(1), 49-62. https://doi.org/10.17058/rjp.v8i1.11834
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS