Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 8MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte tamanho 10 e está com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.

Diretrizes para Autores

Prezados Professores e Acadêmicos,

Temos a satisfação de convidá-los para publicar o trabalho agraciado com o Prêmio Destaque da Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia - categorias, Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação na Revista Jovens Pesquisadores, da Universidade de Santa Cruz do Sul. Nesse sentido, solicitamos que enviem o trabalho utilizando o modelo disponibilizado no fim da página. Além disso, também é necessário anexar a autorização para publicação. A submissão do artigo e da autorização deve ser feita pelo site da Revista Jovens Pesquisadores na plataforma SEER e serem observadas as orientações da Revista.

Autorização para download

Modelo para download

DAS CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

O artigo de cunho científico terá publicação em formato de revista digital e deverá ser apresentado em conformidade com as normas da Revista. A redação deverá ser feita em língua portuguesa ou inglesa, com a observância das normas e padrões gramaticais vigentes. A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade dos autores. Os artigos deverão ser de autoria coletiva incluindo ao menos o(s) nome(s) do(s) estudante(s) de Iniciação Científica (1º autor), colaborador(es) (2° autor) e orientador (último autor). Poderão ser acrescidos outros autores, além dos premiados no resumo da IC, que colaboraram para execução da pesquisa. O texto deve seguir as instruções abaixo:

I – Formatação do artigo

a) Configuração das Páginas:

• Papel A4, com margens superior e inferior de 3cm, e esquerda e direita de 2cm.

b) Fonte do texto:

• No texto normal – Franklin Gothic Medium, tamanho 10.

• Nas citações com mais de 3 linhas – Franklin Gothic Medium, tamanho 8, com recuo de 6 cm.

c) Espaçamento entre as linhas:

• No texto normal – entre linhas 1,5.

• No resumo e nas citações longas (mais de 3 linhas) – entre linhas simples (1,0).

• Entre referências bibliográficas – entrelinha simples (1,0).

d) Notas de rodapé:

• Fonte: Franklin Gothic Medium, tamanho 8, em itálico, espaço simples.

• Deve ser dada preferência para a inserção de informações no corpo do texto. Caso não seja possível, notas de rodapés devem ser breves (no máximo 2 linhas).

e) Ilustrações, Tabelas e Gráficos:

• Fonte: Franklin Gothic Medium, tamanho 10, em itálico, espaço simples.

• Figuras devem ter qualidade mínima de 300 dpis.

• Legendas: posicionadas acima do objeto, à esquerda, em negrito e itálico, em tamanho 10.

• Devem ser citadas e problematizadas ao longo do texto, sendo inseridas o mais próximo possível da citação.

• Os gráficos e tabelas devem ser apresentados em arquivo possível de edição no Excel. Caso seja utilizado outro software para gerar os objetos, salvá-los na melhor qualidade de imagem possível para que o produto final não perca nitidez no processo editorial.

II – Conteúdo do artigo

a) Primeira página deve conter:

• Título: em negrito e letras maiúsculas, Franklin Gothic Medium, tamanho 12, centralizado, com espaçamento simples. Antes do abstract é necessário título também em inglês.

• Autores: logo abaixo do título, na horizontal, ocupando no máximo 2 linhas, em negrito, com espaçamento simples, Franklin Gothic Medium, tamanho 10.

SOBRENOME, N.¹; SOBRENOME, N. S.²

• Devem estar vinculados a nota de rodapé contendo as informações de vinculação acadêmica, e-mail do orientador, conforme modelo, sendo que quando houver mais de um aluno ou professor do mesmo departamento, vincula-se apenas uma vez. O último autor descrito será o responsável pelo artigo:

¹ Graduada em Química pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

² Acadêmica do curso de Licenciatura em Química na Universidade de Santa Cruz do Sul.

b) Resumo/Abstract: Resumo no mesmo idioma do trabalho e abstract em língua inglesa.

• Fonte Franklin Gothic Medium, tamanho 10, justificado com espaçamento simples.

• Deve conter no máximo 250 palavras.

• Deve evidenciar claramente o conteúdo do artigo, apresentar metodologia, resultados e ser escrito em um único parágrafo.

c) Palavras-chave e Keywords: no máximo seis, devendo estar entre pontos finais.

d) Quanto ao “DOI”, “Recebido em” e “Aceito em”, os próprios editores da Revista preenchem.

e) Número de páginas total do artigo: compreender no mínimo 10 e no máximo 15, incluídas ilustrações e as referências bibliográficas.

f) Conteúdo do texto deve contemplar:

• Introdução;

• Fundamentação Teórica;

• Materiais e métodos;

• Resultados e Discussão*;

• Conclusão;

• Referências;

*Fica a critério dos autores optarem por escrever os “resultados e discussão” em um único item ou como tópicos individuais.

g) Modelo para Referências, seguir formato ABNT: espaço simples, alinhado à esquerda.

• De obra completa: SOBRENOME, Nome. Título da Obra (em itálico). Cidade: Editora, ano.

• De capítulo: SOBRENOME, Nome. Título do Capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título da Obra (em itálico). Cidade: Editora, ano.

• De artigo: SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. Nome da Revista (em itálico), Cidade da Revista, volume, número, paginação do artigo, ano.

• Recurso on line: SOBRENOME, Nome. Título da Obra. Nome do Recurso (em itálico), ano. Disponível em: Acessado em: Dia mês ano.

III – Submissão dos trabalhos

a) Os trabalhos deverão ser submetidos exclusivamente pela plataforma SEER, no link.

b) O autor que submeter o artigo deverá realizar cadastro no link supracitado, selecionando as opções de leitor e autor durante o cadastramento.

c) Deve ser anexado ofício de encaminhamento em PDF como “documento suplementar”, contendo a assinatura de todos os autores, concordando com a respectiva publicação e responsabilizando-se pelo conteúdo desta*.

*Seguir conforme o modelo anexado abaixo.

d) Serão aceitos somente trabalhos em formato “.doc”. Não serão aceitos arquivos em “PDF”.

e) O encaminhamento do artigo significará a aceitação integral, por parte dos autores, das normas de redação e apresentação do artigo.

Em caso de alguma dúvida sobre como proceder à submissão na plataforma, basta entrar em contato com Jorge na EDUNISC (Ramal 7461). Ou com a Coordenação de Pesquisa, no Ramal 7341. Contamos com sua atenção e estamos à disposição para esclarecimentos.

Atenciosamente,

Equipe de editores da Revista Jovens Pesquisadores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.

 

Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todos a conferir a seção Sobre a Revista e ler as políticas de seão, bem como as Diretrizes para Autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema como leitores. Após, deve ser solicitado o papel de AUTOR para o e-mail jorgesc@unisc.br. Informe o login e e-mail utilizado no cadastro para que o envio de manuscritos seja liberado na respectiva conta.