A efetividade da dignidade humana nas relações interprivadas pela vivência da solidariedade

Autores

  • Helena Carolina Schroeder
  • Jorge Reis

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v9i1.13280

Palavras-chave:

Constitucionalização do Direito Privado. Constituição Federal. Dignidade Humana. Princípio da Solidariedade. Relações Interprivadas.

Resumo

O presente artigo aborda o novo contexto sócio-jurídico-político e constitucional estabelecido no cenário nacional pela Constituição Federal de 1988, o qual permite verificar pontos de intersecção entre direito público e direito privado. Ainda, os princípios constitucionais, em razão da força normativa que a Constituição obteve, passam a ter efeitos sobre todo o ordenamento jurídico. Sendo assim, o princípio constitucional da solidariedade encaixa-se nesse cenário, pois passa a ser reconhecido e observado tanto no âmbito das relações públicas como nas relações privadas, com o propósito de concretizar os direitos fundamentais realizadores da dignidade da pessoa humana. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é verificar a efetividade da dignidade humana nas relações interpessoais pela vivência da solidariedade. Como resultado, é possível verificar a mudança da dinâmica das relações interpessoais, a partir do entendimento da importância do princípio da solidariedade e da sua vivência, garantindo o respeito à dignidade, assim como o bem estar comum, evitando a litigiosidade nestas relações. O método de abordagem utilizado foi o dedutivo e a técnica de pesquisa empregada foi a documentação indireta, através de referências doutrinárias publicadas em documentos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

Schroeder, H. C., & Reis, J. (2019). A efetividade da dignidade humana nas relações interprivadas pela vivência da solidariedade. Revista Jovens Pesquisadores, 9(1), 86-97. https://doi.org/10.17058/rjp.v9i1.13280

Edição

Seção

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS