CURRÍCULO, DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO INTEGRAL: POSSÍVEIS INTERSECÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.17058/rjp.v10i2.14890Palavras-chave:
currículo, decolonialidade, educação integralResumo
O presente escrito objetiva compreender as relações entre currículo e colonialidade, a fim de tecer possibilidades emancipatórias de um movimento de(s)colonial a partir da concepção crítica de Educação Integral. Entendemos que nela se inscrevem instrumentos e ferramentas para pensar o currículo com vistas à construção de alternativas às práticas de educação bancária, antidialógica e colonial. Perceber a ação da matriz colonial de poder e como ela organiza o processo educativo permite construir estratégias de ruptura com esse modelo moderno/colonial vigente. Assim, a Educação Integral pode ser um eixo basilar para o projeto de(s)colonial, ao questionar as bases das divisões de classe, raça e gênero que marcam a construção do currículo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-15
Como Citar
Cruz, M. M., da Cruz, G. M., & Silveira, Éder da S. (2020). CURRÍCULO, DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO INTEGRAL: POSSÍVEIS INTERSECÇÕES. Revista Jovens Pesquisadores, 10(2), 89-100. https://doi.org/10.17058/rjp.v10i2.14890
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.