CURRÍCULO, DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO INTEGRAL: POSSÍVEIS INTERSECÇÕES

Autores

  • Marcelly Machado Cruz Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-8150-2368
  • Giovana Maria da Cruz Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Éder da Silva Silveira Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v10i2.14890

Palavras-chave:

currículo, decolonialidade, educação integral

Resumo

O presente escrito objetiva compreender as relações entre currículo e colonialidade, a fim de tecer possibilidades emancipatórias de um movimento de(s)colonial a partir da concepção crítica de Educação Integral. Entendemos que nela se inscrevem instrumentos e ferramentas para pensar o currículo com vistas à construção de alternativas às práticas de educação bancária, antidialógica e colonial. Perceber a ação da matriz colonial de poder e como ela organiza o processo educativo permite construir estratégias de ruptura com esse modelo moderno/colonial vigente. Assim, a Educação Integral pode ser um eixo basilar para o projeto de(s)colonial, ao questionar as bases das divisões de classe, raça e gênero que marcam a construção do currículo.

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

Cruz, M. M., da Cruz, G. M., & Silveira, Éder da S. (2020). CURRÍCULO, DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO INTEGRAL: POSSÍVEIS INTERSECÇÕES. Revista Jovens Pesquisadores, 10(2), 89-100. https://doi.org/10.17058/rjp.v10i2.14890

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS