USOS DAS FONTES ORAIS: INVENTARIANDO FERRAMENTAS PARA O/A PESQUISADOR/A INICIANTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v10i1.14892

Palavras-chave:

História Oral, Fontes Orais, Pesquisador/a iniciante

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal apresentar um inventário de ferramentas úteis ao/à pesquisador/a iniciante no que diz respeito à produção, transcrição e análise do material produzido por meio de fontes orais, sem deixar de considerar o caráter mais marcante dessa tipologia de fonte: a subjetividade. Considerada no estabelecimento das dimensões teórico-conceituais da História Oral, a subjetividade se apresenta como um desafio imposto ao/à jovem pesquisador/a que eventualmente se interessar em pesquisar com fontes orais. Procura-se, além de apresentar o inventário de ferramentas relacionado aos usos dessas fontes, refletir sobre o percurso de sua constituição, tendo em vista que a confecção do inventário também se mostrou como uma alternativa frente aos desafios impostos pela investigação científica. A intenção é que as considerações elencadas no artigo possam servir especificamente ao/à pesquisador iniciante em relação às fontes orais e, de maneira mais geral, ao/à jovem pesquisador/a que vive suas primeiras incursões no mundo da pesquisa acadêmica.

Biografia do Autor

Joice Nunes de Souza, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Acadêmica do Curso de Licenciatura em História na Universidade de Santa Cruz do Sul. Bolsista PIBIC/CNPq.

Leonardo Müller Frantz, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Acadêmico do Curso de Licenciatura em História na Universidade de Santa Cruz do Sul. Bolsista PUIC/CNPq.

Éder da Silva Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutor em História. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutor em História. Bolsista de pós-doutorado em Educação (PNPD/Capes) no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Downloads

Publicado

2021-01-05

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS