RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.17058/rjp.v11i1.16398Palavras-chave:
Adolescência. Oficinas. Saúde Mental. PandemiaResumo
O seguinte trabalho trata-se de um relato de experiência de oficinas desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Psiquiatria da Universidade de Santa Cruz do Sul (LAP-UNISC), com adolescentes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de uma escola privada do município de Santa Cruz do Sul. Com a pandemia Covid-19 e a suspensão das aulas presenciais, as dinâmicas foram adaptadas para o ambiente virtual, com o intuito de continuar proporcionando espaços de diálogos e reflexão acerca de diversos temas, como valorização da vida e bullying. De modo geral, as oficinas foram bem recebidas e avaliadas pelos alunos, com a maioria alegando que proporcionaram reflexões acerca do dia a dia na escola e que participariam novamente de outras oficinas da Liga Acadêmica de Psiquiatria. Percebeu-se que as atividades contribuíram para estimular a reflexão sobre as temáticas propostas e discussões entre os alunos. No que se refere à adaptação para a modalidade virtual, prejuízos e/ou obstáculos para a realização das oficinas não foram observados, possivelmente, devido à familiarização dos alunos com a plataforma utilizada, visto que as aulas estavam acontecendo no mesmo espaço virtual.