MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS CONTEMPORÂNEAS E PROCESSOS DE IN/EXCLUSÃO: UM ESTUDO A PARTIR DE MATÉRIAS LEGISLATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v11i1.16418

Palavras-chave:

migração, inclusão, governamento, biopolítica

Resumo

As migrações internacionais, nas últimas décadas, têm se reconfigurado nos cenários global, nacional e local, resultando naquilo que se denomina crise migratória, e que marca a intensa mobilidade de sujeitos oriundos de países afetados por conflitos políticos, bélicos e catástrofes naturais para países política e socioeconomicamente mais estáveis. No Brasil, a última década compreende, sobretudo, ondas migratórias oriundas de países sul-americanos, africanos, caribenhos e médio-orientais. Diante dos crescentes deslocamentos internacionais, o artigo apresenta um recorte da pesquisa Migração e processos de in/exclusão, a qual problematiza os processos de in/exclusão e as estratégias biopolíticas de governamento da população de migrantes, tomando como materialidade de análise as matérias legislativas de três municípios gaúchos, tramitadas entre 2013 e 2017. A discussão tecida neste texto refere-se a uma parcela dos dados particulares ao município de Venâncio Aires (RS), a qual compreende as leis ordinárias e complementares, projetos de lei dos poderes Executivo e Legislativo, bem como sessões da câmara municipal, dentro do período designado. Aos documentos que possuem reconhecimento de caracteres, foram aplicados descritores direta e indiretamente relacionados ao tema de pesquisa; quanto aos demais, foi realizada a leitura dinâmica dos documentos, a fim de identificar menções à migração. Valendo-se dos operadores conceituais postulados, a análise evidencia a incipiente visibilidade dos migrantes nas esferas social, política e cultural municipais, sobretudo no campo da assistência social. Por fim, discute-se o modo como as dinâmicas de in/exclusão da população migrante são perpassadas pelos acionamentos biopolíticos vinculados à ação do Estado e à governamentalidade neoliberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Silva Holderbaun, Universidade de Santa Cruz do Sul

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e bolsista de iniciação científica (PUIC) no grupo de pesquisa Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos.

Giulia Netto Löbler, Universidade de Santa Cruz do Sul

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e bolsista de iniciação científica (CNPq) no grupo de pesquisa Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos.

Luísa Klix de Abreu Pereira, Universidade de Santa Cruz do Sul

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e bolsista de iniciação científica (Fapergs) no grupo de pesquisa Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos.

Ana Paula Nedwed, Universidade de Santa Cruz do Sul

Psicóloga graduada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Colaboradora no grupo de pesquisa Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos.

Betina Hillesheim, Universidade de Santa Cruz do Sul

Psicóloga, doutora em Psicologia (PUCRS), professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Mestrado Profissional em Psicologia (UNISC). Coordenadora do grupo de pesquisa Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos.

Downloads

Publicado

2021-12-09

Como Citar

Silva Holderbaun, L., Netto Löbler, G., Klix de Abreu Pereira, L., Nedwed, A. P., & Hillesheim, B. (2021). MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS CONTEMPORÂNEAS E PROCESSOS DE IN/EXCLUSÃO: UM ESTUDO A PARTIR DE MATÉRIAS LEGISLATIVAS. Revista Jovens Pesquisadores, 11(1), 74-86. https://doi.org/10.17058/rjp.v11i1.16418

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS